quinta-feira, 24 de março de 2016

Seminário debate gestão das águas no Brasil


Paulo de Araújo/MMA
Foz do rio Doce, no Espírito Santo
Crise hídrica, segurança de barragens e recuperação do rio Doce fazem parte da reflexão promovida no Dia Mundial da Água, 22 de março.

Por: Luciene de Assis - Edição: Alethea Muniz
Apenas 2,5% de toda a água disponível no planeta Terra é composta por água doce. Desses, menos de 1% de toda a água doce existente no mundo está acessível às pessoas, sendo encontrada em lagos, rios, áreas úmidas e aquíferos subterrâneos. E na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, nesta terça-feira, 22 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promovem o seminário Crise Hídrica e a Segurança de Barragens no Brasil, no auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, em Brasília, com a presença da ministra Izabella Teixeira, do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e do ex-ministro da Advocia-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams. O evento é fechado para convidados e servidores da casa.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 75% de toda a água doce existente estão congeladas em gigantescos blocos de gelo e grande parte do restante está em regiões profundas do subsolo. E o seminário promovido pela ANA propõe uma reflexão sobre as dificuldades e avanços na gestão de recursos hídricos em decorrência, especialmente, da crise hídrica nas bacias do Nordeste e do Sudeste, e sobre as perspectivas para recuperar o Rio Doce, a partir das lições aprendidas com o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Mariana.
Participam do evento, também, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos (Usace), diretores da ANA e especialistas no tema. Além das mesas de discussão, serão lançados o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Recursos Hídricos; o Relatório da ONU sobre Água e Saneamento; o novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh); o edital do mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos; e o Monitor da Seca no Nordeste, além da apresentação de um vídeo sobre o Fórum Mundial da Água de 2018, que acontecerá no Brasil.
CONVERGÊNCIA
Na sequência das comemorações pelo Dia Mundial da Água, a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA realizará, na próxima quinta-feira (24/03), o seminário Gestão dos Recursos Hídricos: convergência entre as políticas coordenadas pelo MMA, das 9h às 13h. Será em Brasília, no auditório do Edifício Marie Prendi Cruz, unidade do MMA na 505 Norte, em Brasília.
O evento tem o objetivo de promover o debate sobre a importância da gestão dos recursos hídricos, ressaltando-se como a temática permeia as diversas políticas coordenadas pelo Ministério.
Por ocasião da data, serão colocados, na entrada dos prédios do MMA, tanto na Esplanada dos Ministérios, quanto na 505 Norte, dois estandes contendo informações sobre a consulta pública destinada à segunda revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), referente ao período 2016-2020, com a coleta de contribuições destinadas à revisão das prioridades do PNRH para os próximos cinco anos.
Em cada estande estarão disponíveis aos interessados outras publicações da área de recursos hídricos. A consulta pública de revisão do PNRH está aberta até 1º de maio.

SAIBA MAIS: 22 DE MARÇO
A instituição do Dia Mundial da Água, conforme dados do Secretariado da Convenção de Ramsar sobre Áreas Úmidas, remonta a 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na ocasião, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 22 de março de 1993 para ser o primeiro Dia Mundial da Água.

Nenhum comentário: