segunda-feira, 7 de março de 2016

Extensionistas rurais participam de atualização sobre agroecologia



Trinta extensionistas rurais da Emater-RN, de várias áreas de conhecimento e lotados em regiões diversas do Rio Grande do Norte, participaram de segunda a sexta da semana passada do curso sobre Agricultura e Pecuária de Base Ecológica, oferecido nas cidades de Mossoró e Apodi. Numa parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), através do Núcleo de Estudos e Agroecologia – Macambira, a Emater-RN se propôs a oferecer a atualização para técnicos efetivos e bolsistas da instituição que trabalham diretamente com a agroecologia em suas funções cotidianas.
O curso iniciou na segunda-feira (29) e foi dividido nos módulos “Agricultura Orgânica” e “Conhecimento Científico da Pecuária e Tecnologias de Base Ecológica para Pecuária no Semiárido”, totalizando 40 horas. Com a qualificação, os extensionistas incrementarão a sua formação técnica, humanista política e social, para contribuírem com a transformação da realidade dos agricultores familiares, a partir de princípios sistemáticos de sustentabilidade agrícola e pecuária.
As aulas expositivas e práticas estão sendo desenvolvidas no campus da Ufersa, em Mossoró, no campus do IFRN, no sítio HortVida e no assentamento Paulo Canapum, em Apodi. O curso é coordenado pelos professores da Ufersa, Vânia Christina Nascimento Porto e Francisco Souto Júnior, e tem como facilitadores Joaquim Pinheiro (Professor / UFERSA), Rodrigo Benjamim (Engenheiro Agronômo/HortVida), Faviano Riceli (Professor/IFRN), Felipe Barreto (Professor/IFRN) e Renato Alencar (Professor/IFRN).
Nos primeiros dias, as aulas teóricas e práticas foram voltadas à agricultura. Os técnicos aprenderam mais sobre produção orgânica de hortaliças, manutenção de um minhocário, viveiros de mudas, formas de irrigação, controle natural de pragas e doenças, colheita e comercialização, entre outros assuntos.
Nos dois últimos dias de curso, os extensionistas estão aprendendo sobre pecuária orgânica, envolvendo conhecimentos em nutrição, produção e armazenamento de forragens agroecológicas, suplementação e fitoterapia em animais. A aula de campo que encerrará o curso será em assentamentos de Apodi e Mossoró.

Nenhum comentário: