sábado, 26 de março de 2016

MMA debate questão hídrica no país


Jorge Cardoso/MMA
Seminário discute políticas públicas
Revisão do Plano Nacional e medidas desenvolvidas nos centros urbanos estiveram em evidência no seminário que encerra a Semana da Água.


O governo federal analisará as políticas voltadas para a questão hídrica no país. O Ministério do Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (24/03), em Brasília, o Seminário em Comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Além de debater o assunto, o encontro teve o objetivo de promover a consulta pública de revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), aberta até 1º de maio.
Referente ao período de 2016 a 2020, a consulta é voltada para integrantes de colegiados e para pessoas da sociedade em geral. Os interessados podem apresentar sugestões sobre as prioridades do plano e propor novos temas que mereçam atenção nesse próximo ciclo. Aprovado em 2006 e revisado pela primeira vez em 2011, o PNRH orienta a implantação da política nacional e o gerenciamento dos recursos hídricos, nas esferas federal e estaduais.
CIDADES
A importância de ações nos centros urbanos foi apontada como uma questão central do debate. “É preciso desenvolver um olhar urbano nos temas ligados à água já que as cidades têm bastante representatividade”, afirmou a secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Cassandra Maroni. “Não dá para deixar de lado a possibilidade de ocorrência de eventos extremos, seja pela falta, seja pela concentração em excesso da água”, acrescentou.
O panorama internacional acerca dos recursos hídricos também aparece como delineador das medidas desenvolvidas em território nacional. No seminário, foi abordada a negociação para a escolha de Brasília como sede do 8º Fórum Mundial da Água, marcado para ocorrer em 2018. Além disso, foi citada a importância de convenções e protocolos internacionais para a adoção de legislações e políticas brasileiras. 

Nenhum comentário: