terça-feira, 29 de março de 2016

Produtores cearenses discutem custos de produção de caprinos e ovinos

Produtores rurais das cidades de Sobral e Granja, no Ceará, se reuniram na última sexta-feira,  para discutir os custos de produção das cadeias de caprinocultura e ovinocultura. Dados sobre a realidade econômica da região, levando em consideração os custos de infraestrutura, insumos agrícolas, nutrição de rebanhos, medicamentos e mão de obra foram apresentados pelo Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O objetivo do encontro, realizado na Embrapa Caprinos e Ovinos, foi aperfeiçoar a metodologia das informações levantadas pelo Campo Futuro, para promover, ainda neste primeiro semestre, três painéis sobre os custos de produção nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Para os produtores participantes, a discussão sobre os custos é relevante para se pensar em sistemas de produção economicamente mais viáveis. "A partir desse debate podemos ver quais pontos podem ser melhorados, para que cada criador possa custear sua produção, produzir com qualidade e ter um lucro desejado", destacou o produtor rural de Sobral, Walney Moraes.
O recém-nomeado presidente da Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos da CNA, Ivo Santiago, destacou que “é de grande importância todo o projeto Campo Futuro, porém ainda mais quando se trata do custo de produção da ovino caprinocultura, devido a uma melhor percepção da viabilidade técnico econômica dessas atividades”. O vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), José Pinto de Albuquerque, ressaltou a importância de reunir os caprinocultores e ovinocultores de Sobral e Granja para entender as diferentes realidades de cada produção, que vão desde o manejo até o produto final.
Além de pesquisadores e analistas da Embrapa, também participaram da reunião o assessor técnico da CNA, Rafael Linhares e o gerente técnico da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral, Pedro Pitombeira.
Campo Futuro
O Campo Futuro é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. A parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos teve início em 2015 e já começa a levantar informações juntos aos produtores rurais neste ano.

Assessoria de Comunicação CNA

Nenhum comentário: