terça-feira, 29 de março de 2016

Cuidados com as doenças ortopédicas em potros

potrosAs Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DODs), que ocorrem nos potros, são consideradas uma das maiores dificuldades encontradas pelos criadores em todo o mundo, pela grande incidência entre estes animais, que podem comprometer seu desempenho atlético.
Qualquer distúrbio hereditário ou adquirido, que interfira no desenvolvimento, formação dos ossos e articulações dos potros em crescimento. Durante o crescimento ósseo, ocorre uma alteração no processo de ossificação endocondral. As DODs mais comuns são: Fisites, Osteocondrose (Lesões Subcondrais Císticas e Osteocondrite Dissecante), Deformidades Angulares e Deformidades Flexurais.
Existem diversos fatores que contribuem para a formação das doenças ortopédicas: hereditários (genéticos); nutricionais; traumas; exercício físico precoce e/ou em terrenos duros e disfunção hormonal (hipotireoidismo).
Quanto aos fatores hereditários, podemos considerar a raça do animal – as de grande porte apresentam taxa de crescimento maior do que as demais; problemas de conformação; tipo corpóreo; estrutura óssea e massa corporal – que são características transmitidas geneticamente e podem gerar pressão excessiva na placa de crescimento.
Já o fator nutricional é um dos principais vilões no desenvolvimento das DODs. O fornecimento de dietas ricas em energia acelera a taxa de crescimento do animal e faz com que o processo de diferenciação celular da cartilagem seja insuficiente. Isto provoca falha na ossificação endocondral e deixa a placa metafisária espessada. Além disso, a aceleração do crescimento faz com que os tecidos moles não acompanhem os ossos. Outro fator importante relacionado à alimentação é iniciar o fornecimento de ração para os potros que ainda são amamentados, no máximo com três meses de idade – nesta fase o leite da égua já não é mais nutricionalmente eficaz e o potro ainda não terá uma perda de peso tão significativa quando for desmamado.
Normalmente, na fase do desmame, o potro tem uma grande perda de peso – que geralmente é compensada com o início do fornecimento ou um aumento da quantidade de ração. Isso faz com que o animal ganhe peso de uma só vez – chamado de ganho de peso compensatório – um dos momentos mais marcantes de início das DODs, pois, além do ganho de peso abrupto, ocorre também um crescimento rápido.

Desta forma, podemos concluir que a prevenção das doenças ortopédicas do desenvolvimento começa com uma boa alimentação da égua em gestação, que deve receber um produto com um nível maior de proteína, a fim de produzir um leite de boa qualidade e nutritivo para o potro (Equitage 15). Porém, devemos evitar obesidade nas éguas que pode auxiliar na formação de deformidades angular e flexurais devido à diminuição do espaço intra-uterino.    A prevenção continua com a nutrição balanceada dos potros desde o nascimento, iniciando o fornecimento a partir de 30 dias de idade, com um produto apropriado para potros em crescimento com boa digestibilidade  (Equitage Potro Extrusada) até os 18 meses de vida.  Além disso, é fundamental um bom manejo e criação, evitar o trabalho precoce (antes de 10 meses de idade) e realizar bons cruzamentos genéticos.

Nenhum comentário: