segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia de São José tem chuvas isoladas e poucas precipitações no Ceará

Segundo Funceme, não há nebulosidade no estado.
Órgão aponta que cenário segue desfavorável para chuvas neste sábado.   

No Ceará, o feriado de São José é de poucas chuvas nesta manhã. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que não há nebulosidade no estado e que o cenário é desfavorável para chuvas. O balanço do órgão mostra que choveu em pelo menos 10 municípios até 7h deste sábado (19), mas que, conforme imagens de radar, esse número não deve ter maiores alterações já que não há eventos de precipitação significativa.

As chuvas foram registradas na região do Cariri, Litoral de Fortaleza, Litoral Norte, e Sertão Central e Inhamuns.

A maior chuva foi em Antonina do Norte, com 18 milímetros, a única cidade que teve precipitação entre 15,1 e 25 milímetros. Nos demais municípios choveu abaixo de 10 milímetros, incluindo Fortaleza, onde o posto de observação na Água Fria contabilizou 1,4 milímetros.

A Funceme ressalta que a situação deste sábado está dentro da previsão divulgada na sexta-feira, que apontava nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e centro-sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Previsão do domingo
Já para domingo (20), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas, entre a madrugada e o início da manhã, na faixa litorânea e centro-sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

De acordo com a Funceme, essa nebulosidade deve-se à presença da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor de chuvas no estado do Ceará no período de fevereiro a maio.

Pré-estação e quadra chuvosa
O sistema atmosférico vórtice ciclônico de altos níveis, típico de pré-estação chuvosa do Ceará, é o que influencia para a ocorrência das chuvas no estado neste período. O vórtice, no entanto, não interfere na quadra chuvosa, segundo a Funceme.

Apesar das chuvas de janeiro, nos meses de fevereiro, março e abril – o chamado período chuvoso no Ceará -  a chance de ter chuva abaixo da média histórica é de 65% . Serão 25% para a categoria em torno da média e apenas 10% na categoria acima da média histórica no período. Se confirmado, o Ceará entrará no maior ciclo de seca desde 1910, de cinco anos.
   

Nenhum comentário: