quinta-feira, 3 de março de 2016

Mapa vai apoiar produção de ovinos e caprinos na Paraíba

Kátia Abreu diz ao governador Coutinho que governo dará assistência técnica e qualificação profissional aos produtores mais pobres do estado
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o governo federal vai apoiar o desenvolvimento da criação de caprinos e ovinos na Paraíba. A decisão foi anunciada, nesta quarta-feira (2), durante reunião da ministra com o governador do estado, Ricardo Coutinho.
O Mapa vai selecionar produtores na região do Cariri para ingressar no programa de ascensão da classe média rural, chamado Oportunidade. O programa oferecerá assistência técnica e qualificação profissional e incentivará o associativismo e o cooperativismo entre produtores das classes D e E. O objetivo é aumentar a renda desses agricultores e elevá-los à classe C.


Kátia Abreu: Mapa investirá em ações voltadas a produtores paraibanos (Noaldo Santos)

A região do Cariri, segundo dados do governo da Paraíba, tem rebanho de 200 mil cabeças de caprinos e ovinos e é atendida por 16 laticínios vizinhos. Os agricultores têm vocação e tradição na criação desses animais e se encaixam no perfil contemplado pelo programa do Mapa, que será executado em parceria com o Sebrae.
“Estamos procurando produtores que precisam apenas de um empurrão do poder público. Vamos de porteira em porteira para identificá-los. Mas é importante também cruzar o perfil de produção com estrutura. As regiões escolhidas são aquelas que já têm agroindústrias e beneficiadoras capazes de receber a produção local”, explicou a ministra.
O governador pediu apoio ao Mapa para investir em assistência técnica e melhoramento genético do rebanho. “A Paraíba já é um estado tradicional na caprinocultura. Agora é essencial que nossos produtores recebam assistência técnica especializada, além de aquisição de matrizes e reprodutores, sêmens, hormônios”, disse Coutinho.

Nenhum comentário: