terça-feira, 15 de março de 2016

Programa de TV da Embrapa abre temporada de 2016 com novo formato

Sérgio Figueiredo - DCTV abre temporada com novos quadros e nova roupagem
DCTV abre temporada com novos quadros e nova roupagem
O Dia de Campo na TV (DCTV) abre a temporada de 2016 com o tema Mudanças climáticas e diálogo entre os saberes. O programa televisivo da Embrapa, que completa 18 anos neste ano, chega ao público com cenário renovado e conteúdos diversificados. Com 44 minutos de duração e novas vinhetas, o DCTV passará a apresentar suas entrevistas principais diretamente do campo, nos estados onde estão localizados os Centros de Pesquisa da Embrapa, e não mais de seu estúdio, em Brasília. Outro destaque é a participação de novos parceiros no programa, como, por exemplo, ministérios, universidades e instituições de pesquisa e de extensão rural, assim como a criação de cinco quadros.
O DCTV tem uma programação diversificada e procura cobrir todas as áreas de pesquisa da Embrapa, como produção de grãos, frutas e hortaliças, reprodução e alimentação animal, pastagens, agroindústria, tecnologias de baixo custo, instrumentação agropecuária, biotecnologia, recursos naturais e meio ambiente, sem se esquecer das inovações tecnológicas. A cada semana, destaca um tema principal em suas reportagens, produzidas em linguagem acessível e, ao mesmo tempo, técnica e precisa.
Inaugurando a grade de 2016, o programa Mudanças climáticas e diálogo entre os saberes, produzido para ser especial, tem como objetivo mostrar ao telespectador como a ciência deve se aliar ao saber popular no desenvolvimento de iniciativas conjuntas de conservação de recursos genéticos para a produção de alimentos, com respeito à biodiversidade. Para debater o assunto, a Embrapa convidou o oficial técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Marcello Bróggio; a pesquisadora do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Patrícia Bustamante, que também é membro do Comitê Científico dos Sistemas Engenhosos do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam); e o secretário-executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Jamil Macedo.
Esse foi o primeiro de um total de 43 programas que irão ao ar no decorrer de 2016 com nova roupagem. Cinco novos quadros se somaram aos dois já existentes (Minuto do Livro e Agência Embrapa de Notícias). São eles: Repórter em Campo; Ciência e Tecnologia em Debate (C&T em Debate); Sempre em Dia; Quem quer ser Cientista?; e Na Mesa.
"Como exceção do espaço reservado para a divulgação da Agência Embrapa de Notícias e do Repórter em Campo, que terão lugares fixos em todos os DCTVs, os demais quadros serão apresentados alternadamente, mas não necessariamente em todos os programas", detalha a supervisora de Mídia Eletrônica da Embrapa Informação Tecnológica, Valéria Costa. Ela explica que a ideia dos novos quadros surgiu para dar mais leveza aos programas, e levar aos telespectadores um conjunto de informações úteis, além da matéria principal. "A partir desta chamada para a Agência, o telespectador poderá buscar informações mais detalhadas sobre alguma pesquisa ou tema científico na página oficial da Embrapa", esclarece.
Os novos quadros -  pesquisa de audiência realizada em 2013 pela Embrapa constatou que a audiência do programa era, à época do levantamento, de 9,4% da população brasileira com antena parabólica em suas residências. Considerando-se que 61.041.856 pessoas possuem este equipamento de sintonia em suas residências, estima-se que o DCTV atinge 5,74 milhões de telespectadores brasileiros, ou seja, 3% da população nacional, com maior concentração nas regiões Sul e Norte. A pesquisa verificou, ainda, que extensionistas e professores dos Institutos Federais de Educação são os que mais conhecem o programa e usam tecnologias e práticas por ele apresentadas.
Por isso, toda a reformulação do programa, inclusive a criação de seus quadros, se deu a partir da pesquisa de audiência, na qual os telespectadores pediram um programa mais ambientado "no campo" e menos "no estúdio", e também a diversificação de temas que atendessem a um público mais amplo, com, por exemplo, dicas de artesanato, culinária, práticas agropecuárias simples e outros assuntos relacionados ao mundo rural.
Assim, o quadro Sempre em Dia, com 1 minuto e meio de duração, oferecerá ao setor produtivo informações que contribuam para facilitar o acesso do agricultor às políticas públicas e a alguns direitos específicos. O Repórter em Campo, com cerca de 3 minutos de duração, trará informações sobre a pesquisa desenvolvida pela Embrapa, de forma rápida e objetiva. Já o C&T em Debate, com dez minutos de duração, promoverá debates com representantes da sociedade sobre algum tema relevante que, de certa forma, impacta diretamente no setor agrícola.  Por sua vez, o quadro Quem quer ser Cientista?, com cerca de 3 minutos de duração, será um espaço descontraído, no qual  o pesquisador da Embrapa terá a oportunidade de falar sobre como surgiu seu interesse pela ciência. E ainda têm receitas e dicas de alimentos e seus valores nutricionais, com o quadro Na Mesa, assim como o Minuto do Livro, que apresentará ao público as novidades editoriais da Empresa.
Consolidação de parcerias -  nacionalmente, o DCTV é transmitido pelo Canal Rural, todas as sextas-feiras, às 9h; pela TV Câmara, aos sábados, às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário; pela NBR, TV do Governo Federal, aos domingos às 8h; além de ser exibido por veículos de televisão regionais localizados em diversos estados brasileiros bem como por cerca de 20 TVs legislativas, que este ano também irão veicular o programa. A partir de abril, além de veicular a versão integral do DCTV a NBR divulgará também, ao longo de sua programação, os 30 minutos reservados às matérias principais. Para conhecer todas as emissoras parceiras acesse o Portal Embrapa em: www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv

Nenhum comentário: