quinta-feira, 3 de março de 2016

EMPARN levará sua estrutura para Governador Dix-Sept Rosad




O Circuito de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte de 2016, promovido pelo Governo do Estado, começa na próxima sexta-feira (4) e segue até domingo (6), em Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste.  A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estará presente dentro do estande da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A Exposição Agropecuária de Caprinos e Ovinos de Governador Dix-Sept Rosado acontece pela primeira vez no município e dá o pontapé inicial no circuito.  O evento foi organizado em parceria com as prefeituras e associações de criadores. A expectativa é reunir mil animais em mais de 120 currais comercializados.
A EMPARN levará para distribuição gratuita com os agricultores familiares amostras de sementes de milho, feijão, gergelim e sorgo. Também levará nove animais, caprinos e ovinos do seu plantel da Estação Experimental Terras Secas, em Pedro Avelino, para demonstração do padrão genético e disputa do Torneiro Leiteiro. A empresa de pesquisa agropecuária também levará mudas de coqueiro e bananeira para distribuição gratuita.
A expectativa é que a exposição movimente a economia da região, com exposição e comercialização de caprinos e ovinos, torneio leiteiro, feira de artesanato, julgamento de raças, apresentações culturais, palestras e cursos, festival de repentistas e shows com várias bandas. A programação tem início na sexta-feira, com a mensuração dos animais, às 8h e o nivelamento do torneio leiteiro. Às 20h, será a vez da abertura oficial, com a presença do Governador Robinson Faria e do Secretário Haroldo Abuana. Às 22h começa a festa social.
No sábado (5), será realizada a primeira ordenha do torneio leiteiro às 7h. Às 8h tem início o julgamento das raças e às 19h acontece a 2ª ordenha do torneio, sendo seguida às 22h pela festa social. No domingo (6), a partir das 7h começa a terceira ordenha e às 8h ocorre o julgamento das raças. O evento se encerra às 15h com o início da saída dos animais.

Nenhum comentário: