quarta-feira, 2 de março de 2016

FCVSA realiza reunião ampliada de avaliação e planejamento e lança campanha de cuidados com a cisterna

Encontro fez avaliação de 2015 e propôs atuação para 2016 | Fotos: Fram Paulo
O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Mundaú, na região Vales do Curu e Aracatiaçu, primeira Reunião Ampliada de 2016. Desta vez para avaliar os processos e gestão realizados durante o ano de 2015, bem como traçar perspectivas para 2016. Uma campanha de cuidados com a cisterna foi lançada durante o evento, marcando a luta contínua por qualidade de vida de famílias agricultoras neste espaço do Fórum.
Farinhada representou simbolicamente a vida no campo.
No primeiro momento as delegações representativas das nove microrregiões do Estado se apresentaram e simbolicamente peneiraram farinha na mística de abertura, trazendo na memória a prática de agricultores e agricultoras durante as farinhadas. Posteriormente se reuniram em grupos para avaliar os eixos: Mobilização e Articulação Politica do FCVSA; parcerias em 2015 e perspectivas para 2016; Estudos e Pesquisas sobre a Qualidade e Efeitos das Tecnologias Sociais; Estrutura de Gestão e Processo de Comunicação da Rede ASA, olhando suas fragilidades, potencialidades e desafios.
Como perspectivas para 2016 foram apontados alguns desafios a serem superados, entre eles: consolidar processos de formação política na base de forma que garanta o empoderamento dos/as sujeitos para protagonizar sua história; integrar e articular os Fóruns Microrregionais em torno dos grandes projetos e temas; aprimorar a comunicação para mobilização social; fazer-se presente e participante nas Conferências Territoriais para elaboração do Plano/Política do Ceará Agroecológico; ampliar o debate sobre as Sementes Crioulas de modo que a base incorpore esse debate e ganhe espaço; firmar parcerias com Universidades e Institutos de Pesquisa; se apropriar da Pesquisa no INSA/ASA e usá-la como meio de discursão com os parceiros; identificar e participar dos espaços de representação política; animar reflexão sobre Educação Contextualizada como estratégia de convivência com o Semiárido.
Ao final da reunião, foi lançada a campanha Cuidados com a Cisterna. A perspectiva é de que essa campanha incentive as famílias agricultoras, beneficiadas a renovarem os cuidados com a tecnologia.
O Encontro serviu também para apresentar Campanha. 
Lavar bem a cisterna; pintar com cal; manter a tampa da cisterna fechada e trancada com o cadeado; instalar tela de proteção nas aberturas da cisterna; limpar calhas e canos sempre que necessário e evitar o acúmulo de água são recomendações para garantir uma água de qualidade.
Fazem parte da campanha dois instrumentais de trabalho, um calendário e um spot, que serão distribuídos nas microrregiões e municípios. A ideia é renovar junto aos agricultores e agricultoras os princípios básicos de cuidados com a tecnologia para garantir água de qualidade.

Nenhum comentário: