quarta-feira, 2 de março de 2016

Mudanças Climáticas tem novo comando


Paulo de Araújo/MMA
Miguez assume a SMCQ
Engenheiro José Miguez é nomeado secretário da área. A pesquisadora Thelma Krug assume a diretoria de Combate ao Desmatamento.

Por: Lucas Tolentino - Edição: Alethea Muniz
A área do Ministério do Meio Ambiente (MMA) focada em combater o aquecimento global terá nova chefia. Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (01/03) a nomeação do engenheiro eletrônico José Miguez para o posto de secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA. Além disso, a doutora em estatística espacial Thelma Krug comandará a Diretoria de Políticas para o Combate ao Desmatamento.

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, José Miguez é mestre em pesquisa operacional pelo IME. Atuou como engenheiro da Petrobrás e também ocupou cargos de chefia nos ministérios de Minas e Energia (MME) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Integra a equipe de negociadores brasileiros nas conferências internacionais sobre mudanças climáticas.

CIÊNCIA

Já a pesquisadora Thelma Krug é vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês), braço científico das Nações Unidas que embasa as metas e acordos para redução de emissões de gases de efeito estufa. Desde 2002, a nova diretora de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA atua no IPCC em áreas como a força-tarefa sobre inventários nacionais de gases de efeito estufa.

Doutora em estatística espacial pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) e especialista mudança do uso da terra e florestas, Thelma Krug já ocupou o cargo de secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolveu pesquisas sobre emissões em diversas áreas. Entre as áreas de atuação, estão recursos florestais e engenharia florestal e geociências.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 

Nenhum comentário: