quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sessão especial na Paraíba comemora 40 anos da Embrapa 
Foto: Eliseu Lins
Sessão especial na Paraíba comemora 40 anos da Embrapa
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, nesta segunda-feira (14), para comemorar os 40 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

“Essa sessão é de fundamental importância para conhecermos o formidável trabalho que é desempenhado pela Embrapa. Através do seu trabalho, o Brasil tornou-se uma das potências no setor”, definiu o deputado Trócolli Junior, que presidiu a sessão.

Trócolli também ressaltou o trabalho da Empresa no Estado. “É através da Embrapa que o algodão colorido paraibano foi amplamente divulgado no país e no mundo. A pesquisa em tecnologia deve andar de mãos dadas com o setor agropecuário e a Embrapa faz isso com muita competência”, afirmou.

O diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, agradeceu em nome da instituição a homenagem e disse que a criação da Empresa foi de suma importância para o País porque, há 40 anos, não havia segurança alimentar no Brasil e a Embrapa colaborou para mudar aquela realidade.

“Participamos de uma revolução agropecuária que melhorou a qualidade de vida de milhões de brasileiros. Temos que agradecer à sociedade que acreditou no trabalho da Embrapa. Hoje somos exportadores de tecnologia neste setor e colhemos fruto de um trabalho feito em parceria com toda a sociedade, o que nos dá o desafio de pensar na alimentação de bilhões de pessoas”, definiu.

Representando o governo da Paraíba, Marenilson Batista, secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, e pesquisador da Embrapa, destacou a contribuição para o desenvolvimento regional de diferentes culturas agrícolas e relembrou o fundador e primeiro presidente da Empresa, o paraibano Irineu Cabral. “Ele foi um visionário e grande realizador ao pensar numa empresa que pudesse trazer alimento para o povo e que pudesse ser desbravadora e naquele momento um paraibano assumiu essa missão e foi seu primeiro presidente”, declarou.

A chefe-geral da Embrapa Algodão, Maria Auxiliadora Lemos Barros, lembrou que a Embrapa nasceu como resposta do governo federal a crises de abastecimento de alimento, da necessidade de aumentar e diversificar as exportações e reduzir preços de alimentos que pressionavam os salários. “Ao longo dos seus 40 anos a Embrapa cresceu adquiriu credibilidade e reconhecimento nacional e internacional, organizou- se em Centros Nacionais especializados como a Embrapa Algodão, cuja contribuição para o semiárido brasileiro faz dessa Unidade da Embrapa uma referencia nacional no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agricultura familiar da região”, afirmou.

A sessão especial contou com a presença dos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Carlos Batinga (PSC), além de representantes da Federação de Trabalhadores da Agricultura no Estado da Paraíba (Fetag-PB), do Banco do Nordeste, da Universidade Federal da Paraíba(UFPB)  e de empregados aposentados e ativos da Embrapa.

Nenhum comentário: