quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Otimização do uso da água é um dos principais desafios da caprino e ovinocultura (02/10/2013)
Marcelino Ribeiro
Otimização do uso da água é um dos principais desafios da caprino e ovinocultura
A produção de cabras e ovelhas cresce cada vez mais no Brasil e apesar das oportunidades de mercado, o setor precisa enfrentar vários desafios. “Em tempos de seca, o principal desafio que temos é otimizar o uso da água, um dos principais problemas do nordeste e possivelmente será um dos grandes problemas do país”, ressaltou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), Vinicius Guimarães, em entrevista ao programa Conexão Ciência dessa terça-feira (1).

Vinicius citou outros problemas que as instituições de pesquisa e os setores público e privado devem ficar atentos. A verminose é uma delas e, segundo ele, é um dos principais problemas sanitários que a caprinocultura e a ovinocultura enfrentam, além de ser um dos principais motivos de perdas econômicas do setor.  Para ele é preciso garantir a sustentabilidade do sistema e contar com a pesquisa para gerar produtos finalísticos que vão ajudar a enfrentar os desafios.

O pesquisador falou também sobre as linhas de pesquisa que a Embrapa trabalha e as ações prioritárias para alavancar o setor, como nutrição, sanidade e melhoramento genético animal. “Nós temos o Genecoc que é um sistema online onde o produtor pode se cadastrar e fazer o controle do seu rebanho. O programa faz um cálculo matemático e indica quais reprodutores deverão acasalar com suas matrizes.” O pesquisador apresentou vários outros programas que ao longo dos anos estão dando ganhos à cadeia produtiva.

Para o futuro, o Vinicius comentou que já estão previstos alguns serviços online para técnicos e produtores para auxiliar na alimentação dos rebanhos e na informação sobre preços e tendências do mercado.

Nenhum comentário: