Vinicius citou outros problemas que as instituições de pesquisa e os setores público e privado devem ficar atentos. A verminose é uma delas e, segundo ele, é um dos principais problemas sanitários que a caprinocultura e a ovinocultura enfrentam, além de ser um dos principais motivos de perdas econômicas do setor. Para ele é preciso garantir a sustentabilidade do sistema e contar com a pesquisa para gerar produtos finalísticos que vão ajudar a enfrentar os desafios.
O pesquisador falou também sobre as linhas de pesquisa que a Embrapa trabalha e as ações prioritárias para alavancar o setor, como nutrição, sanidade e melhoramento genético animal. “Nós temos o Genecoc que é um sistema online onde o produtor pode se cadastrar e fazer o controle do seu rebanho. O programa faz um cálculo matemático e indica quais reprodutores deverão acasalar com suas matrizes.” O pesquisador apresentou vários outros programas que ao longo dos anos estão dando ganhos à cadeia produtiva.
Para o futuro, o Vinicius comentou que já estão previstos alguns serviços online para técnicos e produtores para auxiliar na alimentação dos rebanhos e na informação sobre preços e tendências do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário