quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brasil deve superar EUA como maior produtor de soja, prevê Conab

Estimativa é que safra brasileira chegue a até 89,7 milhões de toneladas.
Departamento de Agricultura dos EUA prevê 85,7 milhões de toneladas.

Da Agência Estado
O Brasil deve se consolidar como maior produtor mundial de soja na safra 2013/2014. A previsão é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou nesta quarta-feira (9) seu primeiro levantamento de intenção de plantio.
A projeção é de aumento entre 942 mil (+3,4%) e 1,634 milhão de hectares (+5,9%) na área cultivada com soja, que pode alcançar 29,356 milhões de hectares, correspondente a 53% de toda área cultivada com grãos no país.
A Conab prevê a colheita de volume recorde entre 87,6 milhões de toneladas a 89,7 milhões de toneladas. A safra norte-americana de soja é estimada em 85,7 milhões de toneladas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, observa que na safra passada a produção brasileira de soja foi superior a dos Estados Unidos, mas isto só ocorreu por causa da forte quebra da safra norte-americana, provocada pela seca.
Agora, diz ele, o Brasil deve se consolidar como maior produtor mundial de soja, "o que é importante porque tem reflexos econômicos relevantes para a balança comercial e desperta a atenção de outros países para a agricultura brasileira". Geller salienta que grande parte do aumento do cultivo da soja está ocorrendo em área da fronteira agrícola, a partir da conversão de áreas de pastagens degradadas.
Na avaliação do secretário, a safra total brasileira tem potencial para superar 200 milhões de toneladas, em função da expansão da área e das condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Ele lembra que as estimativas iniciais do governo eram conservadoras, pois previam produção de 190 milhões de toneladas.
Os números divulgados nesta quarta pela Conab preveem o plantio recorde entre 54,8 milhões e 55,18 milhões de hectares. A produção também recorde é estimada entre 191,1 milhões e 195,5 milhões de toneladas de grãos, ante as 187 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

Nenhum comentário: