sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Audiência Pública debate projeto que regulamenta clonagem de animais.
 
Elizabete Antunes
Audiência Pública debate projeto que regulamenta clonagem de animais

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, promoveu debate na terça-feira (01), com o objetivo de colher subsídios para elaboração de parecer ao Projeto de Lei 5010/13, que regulamenta a clonagem de animais domésticos.
O pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) Carlos Frederico Martins, representando o presidente Maurício Lopes, apresentou as pesquisas desenvolvidas no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) com biotécnicas aplicadas à reprodução animal, como a inseminação artificial e a clonagem.

Segundo Martins, a clonagem na produção animal, “é uma ferramenta estratégica para a multiplicação de animais de alto valor genético, inserindo-os no contexto da biogenética, para que por meio  de outras tecnologias de reprodução, possam se reproduzir naturalmente”.
Martins finalizou a apresentação, informando que “a Embrapa é favorável ao texto aprovado do PL 5010/2013,  amplamente discutido com diferentes órgãos federais, e entende que ele servirá para regulamentar e fiscalizar uma atividade que já acontece no País”.
O Diretor-Executivo da Genética e Biotecnologia Animal-Geneal, Rodolfo Rumpf, pesquisador licenciado da Embrapa, abordou o uso da tecnologia de clonagem e os desafios a serem enfrentados para aumentar a produção de alimentos.
Segundo Rumpf, utilizando uma pirâmide para demonstrar o modelo de produção, os desafios a serem enfrentados são dois: o primeiro é conseguir melhorar cada vez mais os animais diferenciados que estão no topo da pirâmide; e o segundo é fazer com que esses genes diferenciados cheguem à base da pirâmide, onde estão os rebanhos comerciais, por meio do uso da inovação tecnológica, que serve tanto para pequeno quanto para o grande produtor.
Rumpf, concluiu dizendo que o mercado entendeu que a clonagem animal é mais uma ferramenta de multiplicação animal, e que temos uma oportunidade única de regeneração de animais top de linha.
Participaram da audiência: o fiscal agropecuário da Divisão de Material Genético Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa, Vinícius Augusto de Sá; o professor da Escola Politécnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Silvio Valle Moreira; o representante da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Mendes Júnior e o presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Rafael Gianella Mondadori.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, além da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, ainda tramitará nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário: