quinta-feira, 25 de maio de 2017

Emater finaliza cadastramento para entidades que desejam receber leite caprino



A Emater-RN finalizou o processo de consulta e cadastramento das organizações civis socioassistenciais que têm interesse em incluir o leite de cabra em seus cardápios, para estimar o volume total desse tipo de leite a ser adquirido através do Programa de Aquisição de limentos – modalidade Leite (PAA-Leite), durante este ano de 2017. Em todo o estado, foram 42 entidades cadastradas, de 26 municípios que manifestaram interesse em receber leite de cabra.
Essas inscrições estão em fase de análise pela equipe técnica da Emater, responsável pela execução do Programa. Será verificado se essas organizações e os beneficiários consumidores por elas atendidos estão dentro dos critéros definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) - Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, regulamentados pelas Resoluões nº 72 e 74 de 2015.
Podem ser Unidades Recebedoras as seguintes organizações socioassistências da sociedade civil ou de governo: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP); equipamentos sociais que ofertam serviços de acolhimento à famílias e indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, como as Casas de Acolhimento; entidades sem fins lucrativos que compõem a rede socioassistencial; Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); equipamentos de alimentação e nutrição, tais como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, outros equipamentos que produzem e distribuem alimentação preparada; serviços de saúde, como unidades de saúde, ambulatórios e hospitais públicos e privados filantrópicos e sem fins lucrativos.
Os beneficiários recebedores do PAA-Leite são: famílias registradas no CadÚnico e perfil do Programa Bolsa Família, ou seja, aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional; e os beneficiários assistidos pelo equipamentos públicos e organizações civis descritas acima.
Esta análise vai definir a demanda por esse tipo de leite a ser adquirido pelo PAA-Leite neste ano de 2017 para ser distribuído junto a essas organizações e beneficiários consumidores. A equipe técnica deverá ainda entrar em contato com as organizações para complementação de informações e esclarecimentos, para complementar as informações e ter o levantamento dessas demandas com mais precisão. O levantamento inicial apresenta uma estimativa de fornecimento total de 3.569 litros/dia, porém, ainda está em fase de avaliação.
A depender do resultado desse primeiro levantamento, outros municipios poderão ser procurados para definição do total de litros para a demanda. A equipe técnica está ainda levantando a capacidade produtiva instalada de leite de cabra em cada região. Em seguida será elaborado o Termo de Referència que vai orientar o processo de credenciamento dos agricultores e agricultoras familiares produtoras e dos laticínios que farão o processamento e distribuição desse leite. 

Nenhum comentário: