sexta-feira, 19 de maio de 2017

Projeto Leite & Genética vai beneficiar 250 produtores este ano



Sape e Sebrae apresentaram projeto hoje aos municípios

O projeto Leite & Genética, tocado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, foi apresentado dia  (16) passado, para dezenas de representantes dos municípios potiguares. A ideia é aperfeiçoar o padrão genético do rebanho bovino leiteiro do Estado, oferecendo consultorias tecnológicas 70% subsidiadas pelo Sebrae.
O gestor do projeto no Sebrae, Acácio Brito, apresentou a metodologia do Leite & Genética e destacou as vantagens de investir no melhoramento do rebanho. A entidade está investindo R$ 1,5 milhão e pretende atender em torno de 250 produtores só este ano. O produtor interessado no projeto irá arcar com 30% dos investimentos.
O secretário de Agricultura Guilherme Saldanha aproveitou a ocasião para divulgar novidades em diversos projetos desenvolvidos pela Sape, entre elas a abertura do programa Bancos de Sementes a partir de junho para inclusão de novos bancos em todo o estado. Destacou ainda a necessidade de ampliar o número de agricultores atendidos pelo Garantia Safra e falou sobre a ampliação do diálogo entre o Governo e os bancos para aumentar e facilitar a oferta de crédito ao produtor rural.
“Além de Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa, agora contamos com a Agência de Fomento do RN (AGN), que estará em todas as exposições agropecuárias ofertando crédito ao pequeno produtor. Continuamos lutando para desburocratizar ainda mais esse acesso aos financiamentos rurais”, frisou.
Inscrições abertas
O projeto Leite & Genética está com inscrições abertas para novos produtores até o dia 31 de maio. É preciso ser produtor rural, trabalhar com bovinocultura e comprovar a atividade através de registro rural ou documento equivalente para participar. As inscrições podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae em Natal ou no interior: em Assú, Apodi, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Nova Cruz, Mossoró, Santa Cruz e Pau dos Ferros.
Desenvolvido há mais de cinco anos, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento genético da bovinocultura de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O projeto contempla o CRIATF Leite e Corte, que oferta atendimentos com rufião Móvel e Vaca Móvel, além de inseminação artificial dos bovinos, e o Gene Leite e Gene Corte, que faz a técnica da fertilização in vitro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3616-7853.

Nenhum comentário: