quinta-feira, 11 de maio de 2017

Programa Água Doce é debatido em Sergipe


Solange Amarilis
Participantes do encontro em SE
Gestores locais e do governo federal reuniram-se nesta quarta-feira (10/05) para discutir a política que garante acesso à água de qualidade.


Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) encontraram-se, nesta quarta-feira (10/05), com gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe para discutir o Programa Água Doce (PAD). O encontro faz parte de uma série de eventos que vêm acontecendo desde março nos estados atendidos pelo programa que garante o acesso à água de boa qualidade às comunidades do semiárido brasileiro.
O objetivo é discutir e apresentar a execução do programa. Em Sergipe, a equipe estadual apresentou a situação local do Água Doce durante encontro que conta com a participação das comunidades e dos gestores municipais beneficiados. “Como o programa tem o propósito de uma gestão compartilhada, é muito importante que nessa transição de gestões municipais os novos gestores conheçam o PAD, vejam a importância e o resultado dele no sentido da saúde, da qualidade de vida da comunidade e se envolvam na continuidade da gestão compartilhada”, destaca o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água e coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva.
Também foram discutidos os componentes e a metodologia do programa. “O objeto do convênio não é a implantação do sistema, mas a aplicação da metodologia do Programa Água Doce para a recuperação, implantação e gestão do programa. Se nós não tivermos cuidado com a gestão, desde o diagnóstico social e ambiental e técnico, e o dimensionamento adequado do dessalinizador, corremos o risco de não dar certo. Por isso que temos sistemas em outros estados funcionando há mais de 10 anos”, explicou Saraiva. “O objetivo não é fazer a obra, mas ter uma estação de tratamento de água funcionando e produzir água de qualidade”, reafirmou.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, ressaltou que o programa tem como meta estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.
SITUAÇÃO LOCAL 
Em Sergipe, o programa está em fase de implantação. Ao todo, serão 33 comunidades beneficiadas com o sistema de dessalinização, sendo 25 na primeira etapa e oito na segunda. Os municípios contemplados pelo programa são: Monte Alegre, Tobias Barreto, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Poço Verde e Carira.
A Semarh, que coordena as ações locais do Programa Água Doce através de convênio com o MMA, já recebeu investimento de mais de R$ 6,6 milhões para implantar 33 sistemas de dessalinização, atendendo cerca de 13 mil pessoas que estão em áreas afetadas por escassez hídrica.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do governo federal, coordenada pelo MMA em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido brasileiro. O programa conta com uma rede de cerca de 200 instituições, que envolvem 10 estados e parceiros federais.

Nenhum comentário: