segunda-feira, 15 de maio de 2017

Importante bioma brasileiro está ameaçado

soja no cerradoÉ o cerrado. E os motivos para este quadro preocupante estão relacionados à expansão do agronegócio e ao uso predatório do solo. O MMA aponta a lavoura, em especial a produção de grãos como a soja, e a pecuária como as principais atividades responsáveis por essa devastação. Para se ter uma dimensão do problema, 54 milhões de hectares de Cerrado deram lugar a pastagens e 22 milhões estão ocupados por plantações de grãos. Outra monocultura que ameaça a vida no Cerrado é o eucalipto. Essa espécie tem crescimento rápido e, devido ao grande consumo de água, leva ao secamento de nascentes e à exaustão dos mananciais.
A fauna e a flora, que conferem o título de savana mais biodiversa do mundo ao Cerrado, o tornam também o bioma o mais ameaçado do país. Estudos desenvolvidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apontam que, entre 2002 e 2008, o Cerrado teve uma média de desmatamento anual equivalente a 14.200 km² devastados. Entre 2010 e 2011, a taxa de desmatamento foi de 6.469 km², semelhante à da Amazônia, que foi de 6.451 km².
Importante socialmente, o Cerrado é meio de sobrevivência para famílias de agricultores, diversas comunidades e povos: alimentação, artesanato, remédio. Juntos, homem e meio ambiente, fazem parte do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Riquezas reconhecidas, mas também ameaçadas. “Temos que nos preocupar que daqui a pouco o Cerrado só terá soja e cidades”, afirma Isabel Benedetti Figueiredo, assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
Algumas características importante do bioma cerrado:
6 mil espécies de plantas nativas
200 espécies de mamíferos
800 espécies de ave
180 espécies de répteis

150 espécies de anfíbios

Nenhum comentário: