segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Secretário conhece tecnologias para promoção de desenvolvimento rural

Adilson Nóbrega - Secretário Marcos Villas-Bôas (à direita) conhece equipamentos para serviço de assessoria nutricional
Secretário Marcos Villas-Bôas (à direita) conhece equipamentos para serviço de assessoria nutricional
O secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Social de Sobral, Marcos Villas-Bôas, visitou a Embrapa Caprinos e Ovinos nesta sexta-feira (17), para conhecer tecnologias e projetos com potencial para promoção do desenvolvimento rural no município. Acompanhado por uma comitiva de técnicos da Secretaria, Villas-Bôas visitou laboratórios e se reuniu com o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, e com pesquisadores da Unidade.

Para o secretário, é possível que a Embrapa e o município construam novas interfaces em favor do meio rural e destacou a necessidade de uma relação ainda mais próxima entre as instituições. “Temos muito o que construir, até em curto prazo. O município tem agora uma visão muito maior sobre o investimento em inovação, sobretudo no setor rural. É uma relação que pode gerar frutos excelentes”, avaliou Villas-Bôas.

Na visita, foram apresentadas as estruturas dos laboratórios do Núcleo de Bioeficiência para Produção Animal na Caatinga e Semiárido e de Ciência e Tecnologia de Alimentos, além da unidade móvel que prestará, a partir de 2017, o serviço de assessoria nutricional (AssessoNutri) a produtores rurais e técnicos. Villas-Bôas viu os equipamentos e rebanhos experimentais que integram as pesquisas sobre a eficiência alimentar de caprinos e ovinos, a tecnologia para produção de derivados do leite de cabra e o futuro serviço do AssessoNutri, que possibilitará a emissão de recomendações para orientar a dieta de rebanhos a partir da análise de fezes dos animais.

Marcos Villas-Bôas também reforçou a integração entre as instituições para avaliação de dados socioeconômicos sobre a população rural em Sobral, de modo a facilitar as tomadas de decisões e geração de políticas públicas. Em Sobral, sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, a Unidade já desenvolve projetos com foco específico no desenvolvimento rural, como o Sustentare, que trabalha, entre outros objetivos, para a inserção de produtos da agricultura familiar em mercados locais, contribuindo para autonomia e empoderamento de pequenos produtores.

Em Sobral, a Unidade também é responsável por formação de competências, por meio do Mestrado em Zootecnia, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e de outras cooperações com instituições de ensino superior sediadas no município. A Unidade também tem atuação em fóruns e conselhos municipais, ligados a áreas como recursos hídricos e equidade.

Nenhum comentário: