quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Conab dialoga com extrativistas para fortalecer cadeias da sociobiodiversidade


Os encontros com lideranças extrativistas vão até abril e abrangem cinco estados brasileiros



Com o objetivo de ampliar a inclusão socioprodutiva de extrativistas de todo o país e promover o desenvolvimento sustentável, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dá início, esta semana, a uma série de reuniões de divulgação por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Técnicos da Companhia irão visitar ao menos cinco estados brasileiros até abril, começando pelo Piauí.
Os encontros reunirão lideranças extrativistas e demais representantes de órgãos de governos federal, estadual e municipal, a fim de aprimorar e fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, buscando ampliar o alcance das políticas públicas.
Também será uma oportunidade para líderes extrativistas conhecerem outras oportunidades de comercialização de produtos extrativos, por meio de Compras Públicas.
A Conab, pela PGPM-Bio, oferece subvenção a 15 produtos da sociobiodiversidade.  Os extrativistas individuais ou organizados em associações e/ou cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, quando comprovam que o negócio foi realizado por um preço inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal.
Podem acessar a política agricultores familiares, extrativistas, agroextrativistas, silvicultores, assentados de reforma agrária, aquicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombolas, faxinais, quebradeiras de coco babaçu e demais povos e comunidades tradicionais. O programa é um instrumento de incentivo econômico ao uso sustentável dos biomas brasileiros, proporcionado a melhoria de renda a povos e comunidades tradicionais e o incentivo à proteção ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Nenhum comentário: