sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Novo Núcleo Regional da Embrapa Caprinos e Ovinos apoiará caprinocultura leiteira na PB e PE

Edna Santos - Reunião entre chefias das Unidades da Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Algodão para tratar dos detalhes da instalação do novo núcleo
Reunião entre chefias das Unidades da Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Algodão para tratar dos detalhes da instalação do novo núcleo
A Embrapa Caprinos e Ovinos terá um Núcleo Regional de pesquisas na Paraíba. Nesta terça-feira (21), o Núcleo, que funcionará na sede da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), foi oficialmente instalado, com assinatura de termo de compromisso em reunião que contou com gestores das duas unidades e pesquisadores que atuarão no novo espaço. Sua principal função será buscar a aproximação com os principais polos produtivos de caprinos leiteiros da região Nordeste (Cariri paraibano, Sertão e Agreste pernambucano), com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento territorial sustentável nesses territórios.

O encontro desta terça-feira contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, do chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Unidade, Olivardo Facó e do chefe-geral da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa. Também participaram do encontro os dois pesquisadores que atuarão no Núcleo: Antônio Egito, da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e a Nívea Felisberto, da área de Sistemas de Produção de Leite, que coordenará as ações do Programa de Apoio à Inovação Social e ao Desenvolvimento Territorial Sustentável (InovaSocial) do BNDES nos territórios.

Durante esta semana eles se reúnem ainda com os secretários de Agricultura dos estados da Paraíba e de Pernambuco e representantes do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Estas reuniões servirão para apresentação da proposta de funcionamento do Núcleo e para construção de uma agenda conjunta entre as instituições para desenvolvimento da caprinocultura leiteira nos territórios de atuação.

Para Marco Bomfim, a implantação do Núcleo facilitará a aproximação com o setor produtivo, pela proximidade com alguns dos territórios de maior produção de leite caprino no país. “Aqui está localizada a maior bacia leiteira de caprinocultura do País e a sociedade nos cobra estar cada vez mais próximos do produtor”.
Segundo dados das coordenadorias estaduais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2014, o volume de leite caprino beneficiado na Paraíba foi de 11.265 litros por dia. Pernambuco ocupa o segundo lugar no ranking de beneficiamento de leite caprino para o programa com 6.260 litros por dia, seguido pelo Rio Grande do Norte, com 5.771 litros por dia.

A implantação do Núcleo também terá como objetivo compartilhar infraestrutura e competência em pesquisas na área de Proteômica (estudo em larga escala das proteínas expressas células, tecidos ou organismos) com a Embrapa Algodão.

As duas principais linhas de trabalho, portanto, serão as de: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a caprinocultura leiteira; e Identificação de mecanismos e marcadores proteicos relacionados à defesa de plantas no combate a doenças e pragas do algodoeiro.

Por meio do programa InovaSocial, o Núcleo irá apoiar projetos territoriais para a geração e difusão de conhecimentos e tecnologias e fortalecimento de redes de agricultores familiares nas cadeias de caprinos e ovinos, com previsão de início de ações em 2018. A Embrapa atuará na capacitação de agricultores e técnicos; apoio a melhoramento genético de rebanhos e ao redesenho para sistemas de produção sustentáveis; incentivo ao beneficiamento e apoio à comercialização de produtos.

A previsão é de que o BNDES disponibilize R$ 5 milhões para as ações na Paraíba e Pernambuco. Serão contemplados, na Paraíba, os municípios de Amparo, Camalaú, Coxixola, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê, no território do Cariri Ocidental. No Cariri Oriental, o Programa atenderá a produtores de Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Gurjão, Santo André, São Domingos do Cariri.

Em Pernambuco, serão 25 municípios contemplados. No Sertão do Pajeú serão Afogados da Ingazeira, Iguaracy, São José do Egito e Tuparetama. No território do Sertão do Moxotó, o programa chegará a Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Sertânia. Os municípios de Alagoinha, Barra de Guarabira, Belo Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Jataúba, Pesqueira, Poção e Sanharó são os selecionados no Agreste Central. Por fim, no Agreste Meridional, o InovaSocial deverá atuar em Buíque, Correntes, Itaíba, Paranatama, Pedra, Tupanatinga e Venturosa.

Nenhum comentário: