sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Idema vistoria área potencial para nova Unidade de Conservação no bioma Caatinga

ASCOM/IDEMA
Idema vistoria área potencial para nova Unidade de Conservação no bioma Caatinga

Técnicos do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, estiveram no município de Currais Novos na última semana com o objetivo de avaliar a potencialidade de uma propriedade rural do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para a criação de uma Unidade de Conservação no bioma Caatinga. A Fazenda Trangola, transferida ao Estado pelo Banco de Desenvolvimento do RN, consiste em uma área, que, segundo informações de moradores, está improdutiva há mais de 30 anos.
A vistoria foi acompanhada por um servidor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Currais Novos, onde a equipe do Idema analisou a viabilidade da área para iniciar o processo de criação de Unidade de Conservação (UC). O estado de conservação da Caatinga, o potencial turístico e o fato de ser uma área de posse do Estado, são alguns pontos positivos que tornam esta área uma candidata potencial a uma nova UC estadual.
O Bioma Caatinga corresponde a 93,6% do Estado, entretanto, apenas 0,47% está protegido por meio de Unidades de Conservação. A criação de uma nova unidade, portanto, aumentaria a proteção deste bioma.
Uma vez constatada a viabilidade para iniciar um processo de criação de UC, deverão ser elaborados estudos técnicos que servirão de base para uma proposta técnica que por fim, será discutida e validada em audiências públicas junto à população local.

Nenhum comentário: