segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A melhor maneira de criar peixe em tanques-rede


peixes em tanques mredeAtualmente, a produção de peixes em tanques-rede é praticada em vários reservatórios e pequenos açudes distribuídos em todo o território nacional. Nesse panorama, é comum observar vários projetos conduzidos de forma competitiva e sustentável. Entretanto, ainda há muito que se fazer para atingir o potencial produtivo ideal. Para isso, é preciso unir estas iniciativas com os esforços de todos os envolvidos de modo a conciliar a produção e a preservação dos recursos hídricos a partir do desenvolvimento e adoção de BPM.
Muitos procedimentos para garantir a melhoria dos índices econômicos e ambientais estão validados e disponíveis. Assim, a principal questão a ser respondida é porque muitos piscicultores ainda não adotam BPM e as aplicam corretamente. O pesquisador Julio Queiroz, da Embrapa Meio Ambiente, acredita que a resposta pode ser a dificuldade encontrada para identificar, selecionar e aplicar as melhores BPM na solução de um problema em particular. “Certamente, existe uma série de recomendações para superar os problemas relacionados com a escolha do local, com a qualidade da água, com o manejo alimentar e a prevenção de doenças”.
Conforme o pesquisador, existem várias maneiras para selecionar as BPM mais adequadas. Erros comuns ainda são recorrentes e vêm comprometendo a competitividade e a sustentabilidade do setor. É comum observar sistemas de produção considerados como exemplos de “tecnologia e eficiência”, onde foram feitos investimentos em grande escala associados ao uso de tecnologias sofisticadas sem, no entanto, obter resultados positivos.
Um olhar mais atento irá demonstrar que as principais razões para essas falhas estão fortemente relacionadas com a falta da adoção de Boas Práticas de Manejo. Parece que a ideia principal é sempre produzir mais. O que realmente importa é concentrar esforços no sentido de buscar a redução dos custos de produção, associados ao aumento dos benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Agora existe uma publicação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) que indica conjunto de Boas Práticas de Manejo (BPM) para a produção de peixes em tanques-rede que atende as regulamentações da Lei 12.651, conhecida como Novo Código Florestal. O Código dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, a adoção de boas práticas agrícolas, como por exemplo, na prevenção dos processos erosivos do solo nas áreas de preservação permanente, de proteção ambiental e da preservação dos recursos hídricos.

Para ter acesso às orientações, acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1060545/boas-praticas-de-manejo-para-piscicultura-em-tanques-rede

Nenhum comentário: