quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Emater-RN concede as boas-vindas aos novos bolsistas da instituição


ASSECOM/EMATER

Os bolsistas de extensão selecionados para Natal participaram na última sexta-feira (10) de uma formação inicial organizada pela Unidade Instrumental de Recursos Humanos (UIRH) da Emater-RN. A reunião aconteceu no auditório do escritório central da instituição, no Centro Administrativo do Estado.
A diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, apresentou a história da instituição, sua estrutura e funcionamento. Em seguida, o diretor técnico, Tarcísio Dantas, falou aos novos colaboradores sobre os programas e projetos executados atualmente pela autarquia – Compra Direta, Programa Leite Potiguar, Segunda Água, Médios Produtores, Crédito Fundiário e Crédito Rural.
O gestor de Tecnologia da Informação, Hideljundes Paulino, mostrou o sistema Ceres, utilizado pela instituição para concentrar todas as informações a respeito das ações realizadas pela Emater-RN e sua importância como banco de dados oficial da autarquia.
A jornalista e assessora de comunicação da instituição, Rita Andrade, realizou uma palestra com o tema “Ética, Relações Interpessoais no Trabalho e Comportamento Organizacional”, com o objetivo de esclarecer aos bolsistas que conduta a instituição espera dos novos colaboradores a partir de agora.
O presidente da Comissão de Controle Interno (CCI), Klevisson Araújo, falou sobre “Processos: Instrução, rotinas e monitoramento”. Na oportunidade, os bolsistas conheceram os principais processos da instituição, instruções, termos de referência e como funciona a tramitação pelos setores.
No encerramento, representantes da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (Funcitern) explicaram sobre “Monitoramento e Avaliação dos Bolsistas de Extensão”, com orientações gerais sobre o projeto de bolsas.
Após essa formação inicial, os novos colaboradores terão, ainda esta semana, encontros específicos nos setores de lotação, para esclarecer dúvidas e conhecerem o cotidiano das atividades que desempenharão.
BOLSISTAS DO INTERIOR – A Emater-RN realizará, também, uma formação inicial com os 71 bolsistas que atuarão no interior do Estado, com previsão de acontecer entre 13 e 17 de março, no Centern de São José de Mipibu.
A programação está sendo formatada e terá o objetivo de apresentar o processo histórico da Extensão Rural no Brasil e no Rio Grande do Norte, o papel dos extensionistas na vida dos agricultores familiares e na promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, com foco na agroecologia e nas metodologias participativas.
Os novos colaboradores aprenderão mais sobre atividades econômicas alternativas, acesso ao crédito, planejamento, organização, monitoramento, avaliação e sistematização das ações realizadas em campo.

Nenhum comentário: