terça-feira, 12 de julho de 2016

Uma vaca recordista de produção de leite


A fêmea 5/8 que levou o título de Grande Campeã do Torneio Leiteiro de Girolando – o Megaleite – é filha de Aftershock, um dos touros holandeses mais famosos da atualidade.  A vaca Capitu FIV Agro SD, que produziu média de 90,108kg de leite/dia.  “É muito leite. Quase dois latões. Sem dúvida, representa muito bem a consistência da genética da nossa bateria”, comenta o técnico do Departamento Leite da ABS, Helder Ruy. Vale destacar que, com esse desempenho, Capitu passa a ser a nova recordista (entre as vacas 5/8) de todas as edições da MegaLeite. O animal pertence ao expositor João Domingos Gomes dos Santos, de Luiziânia (GO).
Além dela, outas duas representantes da genética ABS também se destacaram no Concurso Leiteiro, ambas filhas do rei Teatro, um touro importantes da raça Gir Leiteiro. Entre elas, a vaca Liberdade FIV Teatro que conquistou o Campeonato 1/4 com média de 69,5 kg de leite, recorde da categoria na feira. “Esse é mais um resultado que Teatro acumula, se mostrando cada vez mais não só líder de pista, como também de latão”, destaca Helder Ruy, lembrando que o reprodutor também teve uma progênie classificada como Reservada Campeã na categoria ½ sangue, com 82kg de leite.

Ao todo, 24 fêmeas Girolando participaram do Concurso Leiteiro da MegaLeite 2016 realizado no mês passado, em Minas Gerais. O gerente Helder Ruy, destaca ainda que, na categoria 5/8, chamou atenção a grande quantidade de filhas do Sabiá, touro da bateria ABS que foi provado este ano pelo teste de progênie.

Nenhum comentário: