sábado, 2 de julho de 2016


Sape e Emater visitam casas de farinha e áreas irrigadas no Cobé


ASSECOM/EMATER

A diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN), Guilherme Saldanha, visitaram na manhã dessa quinta-feira (30) o município de Vera Cruz. Eles estiveram também no distrito do Cobé, onde conheceram casas de farinha e áreas irrigadas, cujas culturas principais são a mandioca, feijão verde e coco.
Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica de dois veículos utilitários, adquiridos pelos produtores do município junto ao Banco do Brasil S/A, por intermédio da Emater-RN. O produtor José Leonaldo de Paiva obteve R$ 323 mil de crédito, para aquisição de um veículo utilitário, construção de dois quilômetros de cerca em sua propriedade e investimentos diversos em 30 hectares para plantio de coqueiros. Já o produtor Luis Antônio de Lima conseguiu crédito de R$ 130 mil, onde foi possível comprar um caminhão, que o auxiliará no escoamento de culturas como macaxeira, batata doce, feijão verde e jerimum.
O distrito de Cobé é referência em mandiocultura. Os produtos, além de serem comercializados em feiras e supermercados de vários municípios, incluindo Natal, também são vendidos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta, gerando mais renda aos produtores.
Segundo o técnico local da Emater-RN no município de Vera Cruz, Juarez Damasceno, existem cerca de 20 casas de farinha no Cobé. Somente na unidade visitada pelo secretário Guilherme Saldanha, a produção de mandioca chega a 50 toneladas por semana, sendo produzidos aproximadamente 300 quilos de farinha.
A região também destaca-se em outras culturas e possui em média 150 hectares irrigados, o que mantém a continuidade na produção. Os projetos de custeio recebem o financiamento do Banco do Brasil, com intermédio da Emater-RN.

Nenhum comentário: