sexta-feira, 15 de julho de 2016

Clima: parceiros discutem adaptação


Paulo de Araújo/MMA
Oficina: sistematização do conhecimento
Encontro entre governo, setor privado e sociedade civil identifica áreas prioritárias para a organização do conhecimento sobre o tema.


LUCAS TOLENTINO
Medidas de adaptação à mudança do clima foram discutidas nesta quinta-feira (14/07), em Brasília, pelos principais envolvidos com o assunto. O debate ocorreu no primeiro workshop de identificação das áreas temáticas para organização do conhecimento. O encontro teve o objetivo de melhorar a capacidade adaptativa do país e disponibilizar informação sistematizada em áreas prioritárias relacionadas ao tema.
Os participantes analisaram as oportunidades e as melhores maneiras de dirigir investimentos e projetos para aumentar a resiliência no Brasil. Entre eles, estiveram presentes representantes de órgãos do governo federal, do governo estadual de São Paulo e do Rio de Janeiro, de institutos de pesquisa, de instituições financeiras, de órgãos de cooperação internacional, do setor privado e da sociedade civil.
Veja aqui os órgãos representados no workshop
PLATAFORMA
O encontro ocorreu no contexto da Plataforma de Conhecimento em Adaptação à Mudança do Clima (AdaptaClima). O projeto é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Conselho Britânico (CB), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Internacional para Meio Ambiente e Desenvolvimento (do inglês International Institute for Environment and Development – IIED), com o intuito de construir um espaço aberto para facilitar a cooperação e geração de informação entre os diversos envolvidos com a questão.

A ferramenta apoiará a implementação do Plano Nacional de Adaptação (PNA), instituído em maio deste ano. O PNA é um instrumento elaborado pelo governo federal em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais que tem como objetivo promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno.
SAIBA MAIS
A adaptação à mudança do clima é o processo de ajuste ao clima atual ou futuro e seus efeitos. De acordo com a definição do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), em sistemas humanos, a adaptação procura mitigar, evitar danos ou explorar oportunidades benéficas. Em sistemas naturais, a intervenção humana pode facilitar o ajuste ao clima futuro e seus efeitos.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 

Nenhum comentário: