terça-feira, 19 de julho de 2016

MMA abre curso sobre resíduos sólidos


Fernando Angeolleto
Compostagem: gestão de resíduos
Novas vagas estão disponíveis a partir de hoje. Objetivo é apoiar municípios na elaboração do plano de gestão para o descarte adequado.


Atualizada em 18 de julho de 2016 - às 18 horas
MARTA MORAES
Devido à grande procura pela 4ª edição do curso para Elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza nesta segunda-feira (18/07) mais 1 mil vagas. Inicialmente, as inscrições abriram na sexta-feira passada (15/07) e esgotaram no mesmo dia.
O curso tem 20 horas de duração e será realizado no período de 4 de agosto a 7 de setembro. Podem participar técnicos das prefeituras de municípios de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes.
A capacitação será realizada na modalidade a distância (EaD), sem tutoria. As inscrições podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, até 2 de agosto, dia em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) completa seis anos de existência.
A pesquisadora em saneamento ambiental Elaine Nolasco, professora da Universidade de Brasília (UnB), acredita que a dificuldade para introdução de políticas de manejo – como reciclagem e criação de aterros sanitários – atinge sobretudo os municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. “Faltam recursos e contingente técnico nas pequenas prefeituras. A capacitação a distância no tema é positiva, mas é preciso mais divulgação desse instrumento, além da conscientização sobre a importância do manejo do resíduos domicilares”, afirmou.
CONTEÚDO
Durante o curso, os alunos conhecerão técnicas que permitirão desenvolver, com mais segurança, planos de gestão de resíduos sólidos. Por meio dessa iniciativa, o MMA buscou detalhar uma metodologia de fácil entendimento para municípios de pequeno porte (maioria no Brasil), baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Lei nº 12.305/2010. Esse ciclo de cursos tem por objetivo qualificar e alinhar os municípios brasileiros frente aos desafios da PNRS.
O curso também é útil para os municípios de maior porte, como explica o gerente de Resíduos Sólidos do MMA, Eduardo Rocha. "Os participantes de municípios que não se enquadram neste perfil populacional (pequeno porte), poderão aproveitar a oportunidade para pegar dicas da metodologia de planos simplificados", observa. “Adaptando o conteúdo à complexidade da gestão dos municípios de maior porte populacional, sempre se atentando para a cautela e o bom senso”.
Para cadastrar, consulte este tutorial


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA):

Nenhum comentário: