quarta-feira, 6 de julho de 2016

Agricultores familiares de São José de Mipibu colhem primeira safra de milho



O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e da Emater-RN, realizou importante parceria com a Prefeitura do Municipio de São José de Mipibu para o apoio à agricultores familiares da comunidade/distrito de Laranjeira dos Cosmos, no plantio de milho e feijão.  A colheita iniciou no dia 22 de junho último e seguiu por toda semana, numa área total de 34 hectares.
A iniciativa beneficia diretamente 200 agricultores familiares que, através do Escritório Local da Emater-RN, foram cadastrados no Programa de Distribuição de Sementes da SAPE recebendo, cada um, a quantia de 3Kg de sementes de milho e 2kg de sementes de feijão, totalizando 1 tonelada de sementes distribuídas. Receberam ainda assistência técnica para a produção, particularmente quanto ao controle de pragas e uso correto de agroquímicos, com incentivo à redução de uso, informa o técnico local da Emater-RN, Pedro Ivo Azevedo.
Segundo o secretário da Agricultora do Município, João Batista Nascimento, a Prefeitura de São José de Mipibu, já há quatro anos, vem promovendo o arrendamento de áreas para plantio, criando assim oportunidade de geração de trabalho e renda para as famílias da baixa renda daquela comunidade, que, em sua maioria, não possuem terra própria.
A parceria com a Emater-RN permitiu o acesso a sementes de qualidade e assistência técnica. Será iniciada ainda a organização de um Banco de Sementes na Comunidade, a partir da devolução de pelo menos 1,5Kg de sementes de cada produtor.
As sementes distribuídas vão permitir o cultivo de duas safras, no período de abril a novembro, promovendo um ganho financeiro de aproximadamente R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 anuais, por pessoa. A iniciativa envolveu aproximadamente 50 jovens e 50 mulheres.

Nenhum comentário: