quinta-feira, 21 de julho de 2016

Emater promove capacitação em aquicultura para famílias de Monte das Gameleiras

EMATER
Evento teve aula prática sobre controle do desenvolvimento da tilápia

A Emater-RN, Regional de Santa Cruz, organizou na última quarta-feira (13), no município de Monte das Gameleiras, distante 137 km da capital, uma oficina dedicada à criação de tilápia. A capacitação foi realizada no Sítio Guaí, unidade produtiva que desenvolve suas atividades rurais na perspectiva do sistema de produção agroecológico.
O evento foi destinado aos moradores locais, que são famílias beneficiadas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), e de outras políticas públicas (como habitação rural, crédito, ATER, PNAE e Água para Todos).
A oficina, ministrada pelo engenheiro de pesca e extensionista rural da Emater-RN, Marcelo Estima, também teve a participação do assistente de extensão rural, Renato Antônio da Silva, e contou com a presença de dois estudantes estagiários do curso Técnico em Agropecuária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O objetivo do evento foi capacitar os agricultores da propriedade rural para a criação de tilápia, tratando das especificidades de cada etapa do processo (seleção dos alevinos, qualidade da água, alimentação e comercialização). A meta é abrir, ao público-alvo, novos horizontes de produção através da criação de tilápias de qualidade, em grande quantidade, em prol do fortalecimento da organização socioeconômica familiar.
Os facilitadores da oficina orientaram os produtores de forma sistemática, tratando da necessidade de se seguir e manter boas práticas em criação de peixes. Ao final, realizaram uma aula prática sobre controle do desenvolvimento/produção, no intuito de ajudar o produtor a evitar perdas, extrair o potencial máximo de sua capacidade de produção e gerar maior renda.
A Emater-RN, Regional de Santa Cruz, organizou na última quarta-feira (13), no município de Monte das Gameleiras, distante 137 km da capital, uma oficina dedicada à criação de tilápia. A capacitação foi realizada no Sítio Guaí,unidade produtiva que desenvolve suas atividades rurais na perspectiva do sistema de produção agroecológico.
 
O evento foi destinado aos moradores locais, que são famílias beneficiadas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), e de outras políticas públicas (como habitação rural, crédito, ATER, PNAE e Água para Todos).
 
A oficina, ministrada pelo engenheiro de pesca e extensionista rural da Emater-RN, Marcelo Estima, também teve a participação do assistente de extensão rural, Renato Antônio da Silva, e contou com a presença de dois estudantes estagiários do curso Técnico em Agropecuária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
O objetivo do evento foi capacitar os agricultores da propriedade rural para a criação de tilápia, tratando das especificidades de cada etapa do processo (seleção dos alevinos, qualidade da água, alimentação e comercialização). A meta é abrir, ao público-alvo, novos horizontes de produção através da criação de tilápias de qualidade, em grande quantidade, em prol do fortalecimento da organização socioeconômica familiar.
 
Os facilitadores da oficina orientaram os produtores de forma sistemática, tratando da necessidade de se seguir e manter boas práticas em criação de peixes. Ao final, realizaram uma aula prática sobre controle do desenvolvimento/produção, no intuito de ajudar o produtor a evitar perdas, extrair o potencial máximo de sua capacidade de produção e gerar maior renda.

Nenhum comentário: