segunda-feira, 25 de julho de 2016

O nordeste produz arroz-vermelho

arroz vermelhoO arroz-vermelho é um dos principais componentes da dieta alimentar do nordestino e é cultivado principalmente nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia e Alagoas, sendo também produzido em alguns municípios do Norte de Minas Gerais. O arroz-vermelho é plantado principalmente por pequenos agricultores do sertão nordestino, sem uso de qualquer tecnologia, utilizando sistemas de produção bastante rudimentares.
Segundo o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, José Almeida Pereira, em todas essas áreas a produção do arroz-vermelho está relacionada com o hábito alimentar das populações locais. “Apesar de ser alvo de grande interesse para a agricultura familiar, esse arroz se encontra em franco processo de extinção, em razão da forte concorrência da indústria do arroz branco e do despovoamento do meio rural”, comenta o pesquisador.

O pesquisador alerta que a preservação e o aproveitamento da variabilidade genética desse arroz devem merecer prioridades imediatas, levando-se em conta que o abandono desse material pode representar a ameaça iminente de desaparecimento de um inestimável repositório de genes que, se conservados e manejados convenientemente, serão de grande importância para a segurança alimentar de grande parte das famílias nordestinas e também para o melhoramento genético do arroz.

Nenhum comentário: