terça-feira, 5 de maio de 2015

Trabalho técnico científico para preservar a caatinga brasileira

Caatinga+manejoA atuação da Codevasf alcança o território das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, regiões onde é forte a presença da caatinga. Uma das principais ações da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, para proteção da Caatinga é a implantação de Unidades de Conservação (UCs) destinadas à preservação, pesquisa e educação ambiental. Em Alagoas, por meio de parceria entre a Codevasf e o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), está em andamento a instalação de três UCs. A primeira, no município de Piranhas, já havia sido anunciada pelos dois órgãos. Já a segunda unidade deve ser implantada na região do histórico município de Penedo. Uma outra área na região do semiárido também deve ser transformada em UC. As três propostas estão em fase de estudo para identificação das áreas.
No estado de Pernambuco, foram criadas duas unidades de conservação nas áreas destinadas à reserva legal do Projeto de Irrigação Pontal – Áreas Norte e Sul, em Petrolina. “No momento, a Codevasf está realizando o repasse das terras para o governo estadual, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) está elaborando o plano de manejo das áreas”, explica Gláucia Oliveira, chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Petrolina.

Também como ação ligada à preservação da Caatinga, a Codevasf está buscando adquirir áreas dentro da Unidade de Conservação Estação Ecológica Serra da Canoa, localizada no município de Floresta para resolver o débito da empresa em relação à reserva legal do Perímetro de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina. A UC foi criada pelo governo do estado em 2012 e conta com área total 7.598,71 hectares. “No momento, estamos buscando recursos para identificação das áreas e posterior aquisição”, pontua Gláucia Oliveira.

Nenhum comentário: