quinta-feira, 7 de maio de 2015

Terminal Pesqueiro-Excelente Comentário

    

A História nos mostra que, há milênios, um expressivo número de cidades teve suas origens às margens de mares e rios, mas, principalmente em áreas abrigadas. Geralmente começaram como aglomerados de pescadores evoluindo, em seguida, para outras atividades comerciais. A relação do porto com a cidade que originou, a partir de um determinado instante começou a apresentar os mais diversos desafios que motivaram e ainda motivam conflitos que, se não bem administrados poderão resultar sérios prejuízos à população.

Em Natal, cidade nascida em razão, também, da localização em área abrigada, portanto de boas condições a atracagens, conta com inúmeros problemas ainda insolúveis em sua “área de porto organizada”, ou seja, padece de solução urgente a reorganização de alguns de seus espaços portuários notadamente quanto à retroárea, ao trânsito, aos acessos, tudo isto vital ao estabelecimento de uma boa logística operacional.

Por sua localização geográfica, a Cidade dos Reis Magos apresenta um elenco significativo de vantagens comparativas e competitivas capazes de transformar no futuro próximo a capital potiguar num dos mais importantes polos de produção e exportação pesqueira do Atlântico. A relativa proximidade dos “portões de entrada” dos grandes mercados consumidores de pescados – EUA e União Europeia, aliada a vocação demonstrada para as capturas dos atuns e afins acenam para um amanhã promissor.

Entretanto, faz-se necessária a união convergente de esforços no sentido de que todas as instituições direta e/ou indiretamente relacionadas ao assunto sejam ágeis e colaborativas. No caso do Terminal Pesqueiro Público – TPP, além da finalização da obra e do modelo de gestão a ser implantado, urgem definições quanto aos acessos. Naturalmente espera-se que estes sejam representados pelas vias existentes – Av. Tavares de Lira, Rua Chile, Travessa Aureliano e, claro, mediante o uso de pequena e estratégica área nos domínios da CBTU. Nada que o estabelecimento de um diálogo proativo não resolva.

Importante lembrar que o Rio Grande do Norte vive momentos de grandes dificuldades não podendo, pois, prescindir das oportunidades geradoras de emprego e renda, portanto dinamizadoras da economia. Ou seja, é preciso pensar o Terminal Pesqueiro não apenas nos seus aspectos técnicos e operacionais, mas, também, como um órgão vital à economia do nosso Estado face as grandes possibilidades de crescimento da atividade pesqueira e a força de sua respectiva cadeia produtiva.

O Terminal Pesqueiro Público de Natal não é um sonho de A ou de B. É, sim, uma proposta viável e um dos instrumentos mais importantes a disposição de um projeto maior: o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Antônio Alberto Cortez

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