quinta-feira, 28 de maio de 2015

Organização Mundial da Saúde Animal reconhece estados brasileiros como zonas livres da peste suína


ok-suinosSão dois estados  que irão receber o reconhecimento de zona livres da peste suína clássica: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O reconhecimento vai ocorreu nesta quinta feira, 28 de maio, durante a 83ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França.  Em fevereiro, a Comissão Científica da OIE aprovou o extenso relatório brasileiro que solicitava o reconhecimento da área como zonas livres de peste suína clássica.
Com isso , o Ministério da Agricultura espera que Rio Grande do Sul e Santa Catarina aumentem suas vendas de carne suína para o exterior. Atualmente, os dois estados já respondem por 68% das exportações do produto brasileiro. “Este é motivo de comemoração para o agronegócio brasileiro. O reconhecimento internacional de zona livre de peste suína clássica demonstra a responsabilidade e o cuidado que o Brasil tem mantido na área de defesa sanitária”, celebrou a ministra Kátia Abreu.

Durante sua participação na OIE, a ministra Katia Abreu, apresentará aos demais países as ações voltadas para segurança sanitária previstas no Plano de Defesa Agropecuária, lançado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 6. Além disso, a ministra destacará o trabalho que o Brasil e o restante dos países sul-americanos têm feito para tornar a América um continente livre da febre aftosa. A fim de atingir esse objetivo, a Embrapa deverá assinar com o governo da Venezuela um acordo de cooperação para erradicação da doença naquele país.
Fonte-MAPA

Nenhum comentário: