segunda-feira, 4 de maio de 2015

Orientações para assegurar água de boa qualidade nas cisternas rurais


O primeiro passo é escolher um local adequado para a instalação da cisterna, distante de fossas e currais de animais. É importante fazer a limpeza periódica do telhado e das calhas da residência, pois a água das chuvas que vai para as cisternas passa por esses locais de escoamento. Também é preciso verificar existência de rachaduras nas cisternas e a limpeza das tampas. A água deve ser retirada com bombinhas manuais em vez de baldes e cordas.
Para a pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), Luiza Brito, uma das alternativas encontradas pelos agricultores para captar e armazenas a água das chuvas e manter o líquido com boa qualidade de consumo é importante alguns cuidados. Segundo ela, as famílias devem adotar medidas para impedir a entrada de sujeira nas cisternas e evitar a contaminação da água – as chamadas barreiras sanitárias.

Antes do consumo, é importante tratar a água com o cloro distribuído pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e, ainda, filtrá-la ou fervê-la por cinco minutos. “È fundamental a capacitação das famílias quanto ao manejo da água. A adoção de medidas preventivas contribuem para a melhoria significativa da qualidade da água”, destaca Luiza Brito.

Nenhum comentário: