terça-feira, 19 de maio de 2015

Governador se reúne com Anorc e Ancoc para discutir questões do setor pecuarista

ASSECOM/RN

O encontro serviu para tratar de apoios em relação ao setor pecuarista

O governador Robinson Faria esteve reunido, no início da tarde desta segunda-feira (18), com os presidentes da Associação Norte-Riograndense de Criadores do RN (Anorc), Antônio Teófilo, e da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC), Alexandre Confessor. O encontro serviu para tratar de apoios em relação ao setor pecuarista e a renovação do contrato de comodato do Parque Aristófanes Fernandes.

Os presidentes das associações pediram ao governador o suporte nos circuitos de exposições do setor e falaram da crise hídrica. O presidente da Anorc também solicitou o apoio do governo para interceder, junto ao Governo Federal, pela dívida rural.  Robinson Faria garantiu todo o apoio do Governo do Estado nos pleitos dos pecuaristas.

Sobre a questão do abastecimento de água para o interior, o governador disse que está tomando as providências necessárias. “Estamos trabalhando para resolver esse problema. Hoje mesmo tivemos uma reunião onde criamos o Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos para, dentre outras questões, assegurar o abastecimento no interior do Estado”.

Durante o encontro também foi tratada a questão da renovação do comodato do Parque Aristófanes Fernandes. A Anorc utiliza o Parque desde 1990. O convênio atual, que teve início em agosto de 2008, tem validade até dezembro de 2015.

Em relação a renovação do comodato do Aristófanes Fernandes, Robinson Faria disse que o equipamento tem que ter serventia pública para a sociedade. “Para justificar a renovação do comodato o Parque precisa ser aberto ao público e oferecer atrativos para a população”.

O presidente da Anorc ficou de apresentar ao governador, em 15 dias, um projeto de reestruturação do Parque, para que em seguida a renovação do contrato seja novamente discutida.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana, e o diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN-IDIARN, Camillo Collier.

Nenhum comentário: