sexta-feira, 8 de maio de 2015

Projeto de recuperação da caatinga nordestina já plantou mais de 5 mil árvores


De 2010 até hoje, o Projeto Biomas já plantou 5 mil árvores de 37 espécies na área experimental da Caatinga, localizada na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama, a 30 quilômetros de Quixadá, no Ceará. As 5 mil árvores fazem parte dos 17 subprojetos de pesquisa implantados na região.
O Projeto Biomas está atuando na região para implantação de projetos de pesquisa que vão ajudar produtores rurais a utilizar a árvore nos sistemas de produção e nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal (ARL).
A preocupação em otimizar o uso da água é constante em uma região tão dependente de chuvas. Em 2014, os pesquisadores puderam constatar o sucesso de um dos experimentos com o desenvolvimento de diferentes espécies arbóreas nativas por tipo de solo. Foi então que os pesquisadores plantaram 800 mudas de Tamboril, uma espécie nativa da Caatinga. O pesquisador responsável pelo experimento com o Tamboril, professor do Instituto Federal do Ceará, Roberto Albuquerque Pontes Filho, explicou a escolha da espécie. “Além de ser uma espécie pioneira da região, o Tamboril tem crescimento rápido. Nossa expectativa é de que a planta se estabilize no período de um ano e contribua para o resgate da função ecológica da área.”
O Coordenador do Projeto Biomas na Caatinga e pesquisador da Embrapa Semiárido, Lucio Alberto Pereira, explica que o experimento com o Tamboril será muito importante para o futuro. “As mudas já estão hoje com mais de um metro de altura. O manejo do solo com o plantio do Tamboril foi fundamental para restabelecer a umidade do solo. Em alguns anos teremos resultados concretos, que ajudarão produtores rurais da Caatinga”, conta.

 tamboril 2

Nenhum comentário: