segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novas cultivares de soja apropriadas para plantio no Norte e Nordeste do pais

soja para o nordesteDuas novas cultivares de soja bem adaptadas e próprias para cultivo no norte e nordeste brasileiros foram apresentadas está semana, pelos pesquisadores da Embrapa Soja e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).  Elas são a BRS 8590 e a BRS 8890RR. A BRS 8890RR é indicada para o norte do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí (REC 501) e nordeste do Maranhão (REC 502); e a BRS 8590 é indicada para a REC 501.
A BRS 8890RR apresenta produtividade excelente, sendo similar às cultivares mais plantadas na região de indicação. A cultivar destaca-se ainda por ter ciclo precoce de 110 dias, o que é uma demanda dos produtores que planejam realizar a segunda safra de milho. A pesquisadora Mônica Zavaglia Pereira, da Embrapa Soja, afirma que essa cultivar agrega também outra característica importante para a região Norte e Nordeste que é a resistência ao nematoide de cisto (Heterodera glycines). “É uma excelente opção para os produtores que enfrentam dificuldades com o manejo do nematoide de cisto, porque a cultivar apresenta resistência às raças 1 e 3 e moderada resistência à raça 5 do nematoide”, diz.

O outro lançamento da parceria é a BRS 8590, uma cultivar de tipo de crescimento indeterminado, que tem excelente potencial produtivo, aliado à precocidade e à estabilidade de produção. “Um dos diferenciais dessa cultivar é o ciclo precoce (108 dias), o que garante a essa cultivar uma semana de vantagem quando comparada às convencionais mais plantadas na região”, enfatiza Mônica. Segundo ela, como a BRS 8590 tem tipo de crescimento indeterminado, a cultivar continua seu desenvolvimento mesmo após o início de seu florescimento, característica que a torna mais estável em situação de adversidade climática.

Nenhum comentário: