sexta-feira, 15 de maio de 2015

O produtor já pode adquirir o abatedouro móvel para abater os animais de sua produção


abatedouro suínoO abatedouro móvel para suínos, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, em Santa Catarina, e Engmaq Máquinas e Equipamentos de Peritiba (SC), já disponibilizaram para compra, em caso de interesse do produtor de porcos, o abatedouro móvel para suínos. O equipamento desenvolvido em 2014 foi construído na carroceria de um semirreboque. A estrutura pode ser transportada para um local fixo pré-determinado para o abate de animais e tem os equipamentos necessários para refrigeração e miniprocessamento das carcaças, tratamento dos efluentes, bem-estar animal e segurança dos trabalhadores. A capacidade de abate e refrigeração é de até 80 animais por dia.
O equipamento já foi testado e aprovado por vários frigoríficos. “O objetivo é que o abatedouro móvel agregue valor aos produtos cárneos, com garantia de segurança alimentar e inspeção sanitária, dando uma solução mais barata para os pequenos produtores, associações e cooperativas que precisam do serviço do abate e oferecendo uma nova opção contra os abates clandestinos”, diz o técnico da Embrapa Suínos e Aves Idair Piccinin. A intenção agora é construir três tipos de abatedouro: um destinado a suínos, bovinos e outros ruminantes; um segundo modelo adaptado a aves e coelhos; e um terceiro para peixes; em parceria com outras Unidades da Embrapa (Caprinos e Ovinos – Sobral/CE, Pesca e Aquicultura – Palmas/TO e Pecuária Sul – Bagé/RS).

Informações sobre o abatedouro móvel para suínos estão disponíveis na Embrapa Suínos e Aves, pelo site www.embrapa.br/fale-conosco/sac ou telefone (49) 3441-0400; ou na Engmaq, pelo e-mail contato@engmaq.com ou telefone (49) 3453-1632.

Nenhum comentário: