sábado, 6 de setembro de 2014

Um tomate mais produtivo e com mais tempo de prateleira
É o novo hibrido da Embrapa Hortaliças, o BRS Zamir. O desempenho agronômico da nova cultivar um tomate do segmento cereja alongado ("grape"), tem surpreendido os agricultores que testaram o material. As vantagens registradas até agora são produtividade e tempo de prateleira. Na média, o híbrido rende oito quilos por planta e tem durabilidade de até 18 dias após a colheita, em temperatura ambiente.
O novo tomate possui um gene que estimula um bom grau de bifurcação dos cachos, o que aumenta o número de frutos por penca, despertando ainda mais o interesse dos agricultores nesse material.
Em relação a doenças, o híbrido apresenta resistência a diversos fungos e razoável nível de tolerância aos danos causados por begomovírus, transmitidos pela mosca-branca, que é a principal praga da cultura. Uma outra constatação é a doçura dos frutos que chega até ser comparado com uma uva ao ser mordido. O sabor adocicado do tomate BRS Zamir é devido aos elevados teores de sólidos solúveis, que atingem até 11ºB (grau Brix), dependendo do manejo.
Para o pesquisador Leonardo Boiteux, responsável pelo programa de melhoramento genético do tomateiro, na Embrapa, "Os frutos apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, o que resulta em um excelente impacto sensorial".  
Além das vantagens agronômicas e sensoriais, o tomate se insere no mercado como um dos materiais com maior teor do pigmento licopeno, em torno de 114 miligramas por quilo. "A ação antioxidante do licopeno faz com que dietas ricas nesta substância apresentem efeitos preventivos contra doenças degenerativas e cardiovasculares", pondera Boiteux ao afirmar que a demanda por esse tipo de tomate "gourmet" tem crescido consideravelmente no Brasil. 
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: