PIB agropecuário deve avançar mais neste semestre
DivulgaçãoO cultivo de soja foi um dos destaques no segundo trimestre
Os dados foram divulgados sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento nulo na comparação com o segundo trimestre do ano passado foi visto com preocupação, mas há tendência de melhora no desempenho, dizem analistas.
Na avaliação do economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deverá apresentar crescimento maior no segundo semestre. “O segundo semestre tende a ser melhor do que o primeiro, apesar da queda de preços dos produtos agropecuários, porque a base de comparação é menor”, disse.
A MB Associados espera crescimento do PIB Agropecuário de 4,6% no segundo semestre e, no ano, de 2,5%. “A base de comparação é muito forte, e a renda agrícola vai ser menor”, diz Vale.
Vale considera positivo o crescimento de 0,2% no segundo trimestre, também por conta do resultado em igual período do ano passado. “A seca nos Estados Unidos em 2012 estimulou o aumento da produção de grãos em 2013”, lembrou.
O economista disse, ainda, que o resultado médio do PIB Agropecuário nos quatro anos de governo Dilma será de 2,9%, enquanto a economia brasileira terá crescimento 1,7% ao ano, em média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário