segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O plantio de sisal pode ser consorciado com culturas alimentares
O sisal é uma cultura característica da região do semi-árido, e seu plantio vem sendo feito de forma consorciada principalmente nos estados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Além de ser uma cultura resistente aos problemas de clima e solo dessas regiões, ainda é responsável por grande escala da geração de emprego e renda. As principais culturas plantadas juntamente com o sisal são: amendoim, gergelim, hortaliças, melancia, melão, além do feijão e do milho, destacando-se as variedadesBRS Marataoã do tipo caupi, e a BRS Caatinga para o milho.
Quando o sisal é plantado em consórcio com outras culturas, possibilita um maior aproveitamento da área, pois enquanto o pequeno produtor está esperando a cultura se formar, o que leva em média três anos, vai plantando as outras culturas na cobertura de solo não utilizada.
A equipe da Embrapa Algodão trabalha com esse tipo de consórcio, sempre visando atender as necessidades do pequeno produtor rural, indicando uma área em média de 30% para produção das culturas alimentares, o que possibilita a própria subsistência, e uma qualidade maior dos alimentos, e em muitos casos uma renda extra, se os alimentos forem produzidos em uma escala um pouco maior.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: