quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como conseguir leite de cabra com qualidade
Os caprinos fazem parte da dieta alimentar da população da região Nordeste do Brasil e seus produtos são uma boa fonte de renda para o pequeno produtor familiar. O leite de vaca, normalmente, contém pequenas quantidades de minerais como cálcio e fósforo, presentes em maior quantidade no leite de cabra, além disso, o grande número de ácidos graxos saturado de cadeia curta e glóbulos de gordura de menor tamanho, conferem ao mesmo uma maior digestibilidade, alto valor biólogo e nutricional.
Segundo o médico veterinário João Pereira “o leite de cabra é bem mais valorizado e aceito pelo mercado trazendo um retorno econômico muito maior em comparação com os animais de grande porte”. Para se produzir leite de cabra com qualidade, são necessários alguns cuidados com a alimentação das fêmeas leiteiras, que precisa ser mais rica em proteínas. Segundo o médico veterinário Farouk Zacharias “o fornecimento desta alimentação no período correto, que é no terço final da gestação em torno de cem dias, vai ter repercussão muito grande no volume de leite produzido, na recuperação da fêmea depois da lactação e no próprio volume do leite”. Leguminosas como o guandu e a leucena, que possuem grande quantidade de proteína, são algumas alternativas recomendadas.
Outro cuidado diz respeito à higiene, que deve ser rigorosa para permitir o controle das principais doenças infecciosas, sem provocar perda no valor nutricional do leite, e sem comprometer a glândula mamaria da cabra. Para evitar prejuízos, algumas medidas simples já são suficientes, como se certificar de que os materiais usados para fazer a ordenha estão limpos. O ordenhador deve estar com as mãos limpas, unhas cortadas, cabelos e barbas bem feitos.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: