terça-feira, 16 de setembro de 2014

Animais começam a chegar a Uberaba para a Expoinel e Expobrahman 2014


A Expoinel, Feira Internacional da Raça Nelore, que acontece junto com da 10° edição da Expobrahman, começa nesta quinta, dia 18, em Uberaba (MG). Para este ano são esperados mais de mil exemplares das duas raças, que vão passar pela pista de julgamentos.
Os animais já começaram a chegar ao Parque Fernando Costa, 460 exemplares da raça nelore, de 26 criatórios estão no local. Trabalho de sobra para os tratadores.
Os julgamentos começam no próximo domingo, para competir, o animal precisa ter entre oito e 36 meses de idade, ser puro de origem e registrado pela associação da raça.
– Dentro da pista, nós avaliamos alguns pontos, principalmente a carcaça, raça, aprumos, feminilidade e masculinidade, e também o equilíbrio dessas características. Hoje, nós procuramos um animal moderno, que tenha carcaça, raça e que seja bem produtivo – enumera o gerente técnico da Associação dos Criadores de Nelores do Brasil, Marcos Pertegato.
Os animais vão ser recepcionados até sexta, dia 19, no mesmo dia, vão ser realizadas as pesagens e o exame de gestação nas fêmeas, para definir as categorias de cada animal inscrito.
– Esses números vão para o catálogo, para as fichas de julgamento, e também é nessa data que são determinadas as categorias, a idade que o animal apresenta nessa data é onde ele se encaixa dentro dos campeonatos. São feitos também os diagnósticos de gestação, fêmeas acima de 20 meses devem estar prenhes e acima de 30 meses devem estar paridas – conta Pertegato.
Mais do que um título, o bom desempenho nas pistas é a oportunidade de mostrar o trabalho do criatório para todo o país, explica o tratador Mariosvaldo Costa Reis..
– É aqui que nós mostramos o nosso trabalho, os esforços dos expositores que estão junto com a gente, dos técnicos. A divulgação, não só dentro da raça, mas também da propriedade em que nós trabalhamos – disse Reis. (Canal Rural)

Nenhum comentário: