sexta-feira, 4 de julho de 2014

SENAR forma facilitadores de nove estados para o Programa Empreendedor Rural

Capacitar os novos facilitadores de acordo com a metodologia do Programa Empreendedor Rural (PER) para cumprir a missão de ministrar todos os conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano de modo integrado. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu, nesta semana, com o apoio da Administração Regional de Santa Catarina, a “Capacitação Técnica do PER”.
A formação de facilitadores do PER ocorreu em três encontros realizados no Recanto Champagnhat, em Florianópolis. A primeira fase foi cumprida de 4 a 10 de maio, o segundo encontro foi no período de 1 a 7 de junho e o terceiro, ocorre de 29 de junho a 5 de julho de 2014. As atividades foram desenvolvidas de domingo a sábado, das 8 às 17 horas, com carga horária total de 168 horas.
A turma de novos facilitadores é constituída por participantes do Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.
Dinâmicas contribuíram para integrar o grupo  e para os participantes praticarem o conhecimento recebido.
Dinâmicas contribuíram para integrar o grupo e para os participantes praticarem o conhecimento recebido.
“Estas três semanas de capacitação dos prestadores de serviços de instrutoria no PER foram proveitosas para a construção do conhecimento, trazendo informações sobre o processo de planejamento e execução de projetos, aplicando-se aos prestadores o que eles realizarão na prática com seus alunos, o que faz com que vivenciem o olhar do aluno perante o programa”, realça a técnica em atividades de formação profissional do SENAR/SC, Aline Moser Lopes.
O prestador de serviços em instrutoria do SENAR/SC, Valdir Airton Ramthum, relatou que a capacitação do programa contribuiu para sua formação como facilitador. “Pretendo oferecer esse conhecimento adquirido para a profissionalização do homem e da mulher no campo”, complementou.
De acordo com Aline Moser, a troca de informações e experiências entre os prestadores de cada estado foi importante para a garantia da qualidade na atuação, não somente do PER, mas também de outros programas e até mesmo na vida pessoal de cada participante.
O PROGRAMA
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatizou que o PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência.
O Programa tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.
O PER é oferecido para produtores rurais de Santa Catarina pelo SENAR/SC e possui 144 horas de aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 16 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Nenhum comentário: