quarta-feira, 2 de julho de 2014

Por que chove tanto no litoral do Nordeste nesta época do ano, e nada no interior da região?


Entre os meses de maio e agosto, as chuvas no Nordeste do Brasil ficam concentradas apenas no litoral leste da região e, infelizmente, não conseguem avançar pelo continente e levar umidade para as áreas mais secas do interior. Este padrão de chuvas tem uma explicação e é chamado de Ondas de Leste.
As Ondas de Leste são áreas de instabilidade provenientes do continente africano que atravessam todo o Oceano Atlântico carregando umidade nesta época do ano. As pancadas são intensas e ficam concentradas nas cidades que margeiam o litoral, incluindo as capitais nordestinas da faixa leste. O fenômeno consiste em ventos úmidos que sopram do oceano que, infelizmente, não possuem força suficiente para levar umidade para as áreas mais secas do interior da região.
– Faz calor, mas chove muito – explica o meteorologista da Somar, Willians Bini.
As ondas de leste possuem esse nome, justamente por causa do seu deslocamento. Elas se formam no campo de pressão atmosférica, na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam de oeste para leste, ou seja, desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.
O Estado do Ceará, mesmo localizado na faixa norte da região Nordeste, também recebe chuvas nos meses de junho, julho e agosto, porque é influenciado pelo mesmo fenômeno. No entanto, este sistema provoca chuvas, principalmente na Zona da Mata que se estende desde o Recôncavo Baiano até o litoral do Rio Grande do Norte. Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis, as Ondas de Leste levam as chuvas até o Ceará, principalmente na parte centro-norte do Estado.
– A temperatura do Oceano Atlântico acaba aumentando ou diminuindo a intensidade do fenômeno. Quanto mais quente está a água do mar, mas ela contribui para a atuação dos fenômenos que agem no Nordeste do Brasil – fala Bini.
A explicação para a seca dos últimos três anos no Nordeste está justamente na influência da temperatura da água do oceano, que não favoreceu nenhum dos fenômenos que provocam chuvas no Nordeste do Brasil. Para esta quarta, dia 2, há previsão de chuva forte na faixa que vai do Rio Grande do Norte ao Maranhão. Na semana que vem, os volumes podem chegar aos 80 milímetros na faixa leste nordestina. (Canal Rural)

Nenhum comentário: