quinta-feira, 17 de julho de 2014

China suspende embargo à carne do Brasil, diz ministro


A China suspendeu o embargo à carne bovina do Brasil, uma medida que foi estabelecida em 2012 após um caso atípico de doença de vaca louca no Paraná, disse nesta quinta-feira o ministro da Agricultura brasileiro, Neri Geller.
"Está suspenso o embargo, o Brasil pode exportar para a China sem nenhum problema", disse o ministro, comentando medida tomada durante visita do presidente chinês ao Brasil.
A China nunca foi um grande comprador de carne bovina do Brasil, mas apresenta grande potencial considerando a demanda de Hong Kong, atualmente a maior compradora do produto brasileiro.
O Brasil vem exportando grandes volumes para Hong Kong, dos quais grande parte é redirecionada para a China, onde o consumo de proteína animal vem aumentando em função de uma mudança nos padrões de consumo, disse o analista da Scot Consultoria Alex Silva.
"Podemos ter aí uma oportunidade, porque tem um diferencial de preço... Hong Kong compra por um valor mas repassa a preço diferente", disse o analista da Scot.
O diretor da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz, ponderou que a medida não terá resultados imediatos, uma vez que será preciso restabelecer canais de negociação.
"Teremos crescimento gradual com volumes crescentes de exportação ano a ano... porque este mercado vai crescer. O Brasil tem tudo para ficar com uma das maiores parcelas desse mercado", disse Ferraz.

Nenhum comentário: