sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Brasil tem um plano para estimular o crescimento da produção de leite e carne
É o
Plano Mais Pecuária, lançado pelo Governo criado com objetivo de promover o crescimento da produção de leite e carne no pais. O plano está dividido em duas formas de execução através de dois programas:  o Mais Leite e o Mais Carne. A ideia é identificar, coordenar e apoiar as diversas iniciativas existentes em todo o país para promover o desenvolvimento da atividade pecuária, aumentando a produtividade e a competitividade das cadeias produtivas do leite e da carne de maneira sustentável. Tais iniciativas estão relacionadas a quatro eixos que norteiam o Mais Pecuária e justificam seu nome: Melhoramento genético, Ampliação de mercados, Incorporação de tecnologias e Segurança e qualidade dos produtos.

A pecuária leiteira é uma das atividades mais tradicionais no meio rural brasileiro, estando presente em 25% dos estabelecimentos, envolvendo cerca de cinco milhões de pessoas. Portanto, no primeiro eixo, o intuito é permitir que a oferta de sêmen de gado leiteiro nacional seja de pelo menos 50% em 2023 (aumento de 20%) e a inseminação artificial seja utilizada em 25% do rebanho.

Considerando a oportunidade de crescimento da produção, que se sustenta na expansão do mercado interno e da demanda externa, uma das metas do Mais Leite é elevar a produção para 47 bilhões de litros/ano, não pelo aumento de rebanhos, mas pelo incremento da produtividade em 40%, o que significa passar de 1,4 mil quilos do produto por vaca ao ano para dois mil quilos.

Esta produção sustentará um aumento do consumo interno em 23% até 2023. Hoje, o consumo médio da população brasileira ainda está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 210 litros/habitante/ano.

O volume também permite aumentar em dez vezes as projeções de exportação de leite por ano, atingindo 1,5 bilhão de litros e recolocando o país na posição de ator do comércio internacional de lácteos.

No terceiro eixo, o Plano visa capacitar dez mil técnicos e 650 mil trabalhadores e produtores para a incorporação de tecnologias no campo, além de desenvolver pesquisas e projetos para soluções tecnológicas e gestão de propriedades. Já o quarto eixo trata do fortalecimento das ações internas do Mapa, com projetos para aprimorar a inspeção do leite e diminuir a incidência de zoonoses.
 

Nenhum comentário: