quinta-feira, 31 de julho de 2014

O sorgo ganha importância na alimentação animal
O valor nutricional do sorgo equivale a 95% ao do milho, ou seja, é uma cultura muito mais resistente à seca e quase tão nutritiva quanto ao milho. A Embrapa lançou cultivares de sorgo forrageiro e granífero com melhor produtividade no Semi-Árido brasileiro. Dessa forma, a cultura do sorgo torna-se uma boa opção para os produtores dessa região.
Para os técnicos da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) o sorgo pode ser usado como fonte de carboidrato na alimentação humana e animal. É possível também,  aumentar a produtividade dessa cultura, mesmo em lugares com pouca oferta de água.
O sorgo granífero tem porte baixo e o seu principal produto é o grão. Ele pode ser utilizado na alimentação humana e na fabricação de ração. Já o sorgo forrageiro tem porte mais alto, poucas sementes e elevada produção de forragem. É utilizado na produção de silagem, sendo uma boa opção para rebanhos produtores de leite, e no pastejo de animais. Para uma boa produção, é importante que os agricultores procurem sementes certificadas e de boa qualidade.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: